• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 15/07/2016
Boas Práticas

Jovens se unem e formam clube da leitura em escola estadual

Atividade acontece na E.E. Gabriel Ortiz e tem participação ativa do Grêmio Estudantil

Clássicos da literatura, histórias em quadrinhos dos mais variados tipos ou até mesmo revistas. A leitura de todos esses conteúdos já faz parte do cotidiano dos jovens que frequentam a Sala de Leitura da E.E. Gabriel Ortiz, em São Paulo. Coordenado pela professora Crélis da Silva Machado, o local tem frequência assídua dos alunos, até mesmo no contraturno, e conta com um Clube de Leitura, organizado pelo Grêmio Estudantil Re-Evolução.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“O grêmio auxilia a leitura trazendo novos livros para a sala e ajudando a professora Crélis nos projetos que ela desenvolve”, revela Guilherme Gregório Russo, vice-presidente da chapa, que tem como princípio a palavra evolução, usada pelo grupo com a finalidade de mudar a escola para melhor. No caso desses gremistas, a meta é evoluir a escola por meio da leitura.

O Clube de Leitura também proporciona outros tipos de atividades. Além da leitura propriamente dita, a professora trabalha com outros gêneros de linguagem. Tudo, aliado aos títulos que se encontram na sala. “Aqui no clube eu ofereço a leitura dos clássicos. E esses clássicos ficam mais divertidos quando a gente faz a transposição para outros gêneros, como o cinematográfico, teatral, dança ou poesia”, revela a educadora.

Novas oportunidades de estudo

Disponível em mais de 3 mil escolas da rede, as Salas de Leitura são um espaço pedagógico de trabalho interdisciplinar que promove projetos de incentivo à cultura e apoio curricular. Os estudantes possuem acesso a um acervo de livros, jornais, revistas, folhetos, DVDs, CDs, orientações para pesquisa e desenvolvimento de projetos. 

Clique aqui e saiba mais sobre o programa da Educação.