segunda-feira, 07/04/2008

Jundiaí ganha nova escola estadual

O governador José Serra e a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, entregaram oficialmente nesta sexta-feira, 4 de abril, uma nova escola estadual na cidade de […]

O governador José Serra e a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, entregaram oficialmente nesta sexta-feira, 4 de abril, uma nova escola estadual na cidade de Jundiaí. O governo do Estado ainda inaugurou novo acesso rodoviário e Fatec (Faculdade de Tecnologia) no município. O total de investimentos chega aos R$ 46 milhões.

“Temos de elevar o desenvolvimento, o emprego e as condições de vida do conjunto da população de São Paulo sem reduzir o nível de ninguém. Temos de elevar por cima e, neste caso, em São Paulo, isso significa elevar ao nível de Jundiaí”, disse o governador no início da tarde de sexta-feira, após listar as ações do Estado no município. Jundiaí conta com 360 mil habitantes, está distante 60 quilômetros da capital e apresenta elevados índices de qualidade de vida, lembrou Serra.

A quarta visita do governador à cidade começou com a inauguração de três blocos nas instalações da Fatec. Com o novo espaço, a unidade ganha cinco salas de aula, dois laboratórios de informática, quatro salas de coordenação, sala de apoio especial para o curso de logística, além de refeitório, cozinha e lanchonete. As reformas foram realizadas com recursos do Governo do Estado e da prefeitura – o primeiro investiu R$ 400 mil e a segunda, R$ 670 mil.

Criada em 2002, a Fatec oferece os cursos superiores tecnológicos de informática para a gestão de negócios, nos períodos da tarde e da noite, e logística e transportes, de manhã (a partir deste semestre) e à noite. Com a nova turma, houve uma expansão de 40 vagas no último processo seletivo, quando 938 candidatos disputaram as 160 vagas oferecidas.

O período noturno foi o mais concorrido para os dois cursos, com uma procura superior a oito candidatos por vaga. A diretora do Centro Paula Souza, Laura Laganá, acompanhou Serra durante a inauguração.

Escola Estadual

Após inaugurar o novo acesso rodoviário, o governador descerrou simbolicamente a placa da Escola Estadual Fazenda Grande e foi visitá-la. A unidade tem 15 salas de aula e dispõe de 1.170 vagas. Ela entrou em operação no início deste ano letivo com mais de 900 estudantes distribuídos em turmas de 5ª a 8ª séries e Ensino Médio.

A obra, realizada sob a supervisão da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão ligado à Secretaria, teve início em janeiro do ano passado. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 3,4 milhões na nova unidade.

Com a construção dessa nova escola, os alunos passam a estudar próximos do local onde moram – antes eles eram transportados para outras três unidades. A escola dispõe de sala de multimeios, sala de informática, duas salas para reforço escolar, quadra coberta, cozinha, banheiros masculino e feminino e para portadores de deficiências físicas.

Etec

Uma das Etecs (Escolas Técnicas) da região de Jundiaí se destacou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), programa de avaliação escolar do governo federal. É a Etec Dr. Vasco Antonio Venchiarutti, 15ª colocada no Estado no ranking divulgado ontem pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A escola ainda ficou em 12ª no Estado nas escolas públicas excluindo às federais e em 14ª entre as escolas públicas brasileiras excluindo as federais.

“São Paulo em geral melhorou nesse Enem em relação ao ano passado. Mas ainda falta muito a avançar. De toda maneira, temos que registrar o que é o mais importante: o melhor ensino do Estado é precisamente aquele que é feito nas escolas técnicas”, disse o governador referindo-se aos avanços obtidos no ensino médio no ranking do governo federal.