sexta-feira, 13/08/2004

Jundiaí prepara mega evento para o 1º aniversário do Escola da Família

Caminhada, aulas de aeróbica, capoeira, axé, Kung-Fu, oficinas de pintura, escultura, bonecos de jornal, costura, desenho artístico, grafite, informática, pirografia e Ikebana. Estas são algumas das atividades que a Diretoria […]

Caminhada, aulas de aeróbica, capoeira, axé, Kung-Fu, oficinas de pintura, escultura, bonecos de jornal, costura, desenho artístico, grafite, informática, pirografia e Ikebana. Estas são algumas das atividades que a Diretoria de Ensino de Jundiaí realizará no aniversário de um ano do Programa Escola da Família, da Secretaria Estadual de Educação, neste sábado, dia 14, das 9 às 17 horas.

O evento está previsto para acontecer no Parque da Cidade, num local arborizado, à beira de uma represa com total infra-estrutura. As atividades serão voltadas para quatro eixos: Cultural, Qualificação Profissional, Saúde e Esportes. O objetivo é destacar o primeiro ano do programa.

No eixo Cultural haverá a premiação do concurso Miss e Mister, que teve 250 inscrições, entre jovens de 13 a 20 anos de todas as Escolas Estaduais, e apresentação dos cinco melhores grupos de Axé selecionados na E.E. Dr. Antenor Soares Gandra, de Jundiaí. No eixo Qualificação para o Trabalho, haverá uma palestra sobre como se comportar no primeiro emprego, com computadores à disposição da comunidade para a digitação de currículos.

Na Saúde, a comunidade poderá doar sangue, consultar diabete, pressão arterial, dentistas, fonoaudiólogos, oftalmologistas e nutricionistas. Haverá também um trabalho de prevenção e conscientização de zoonose (doenças que os animais transmitem aos homens), palestra sobre primeiros socorros, massagem e Jorey a disposição da comunidade, além da prática de Lien Ch’i, técnica oriental de meditação originária do Kung Fu, que simula o comportamento da natureza e de animais sagrados da China. Os serviços e palestras estarão disponíveis em cinco tendas espalhadas pelo local.

No final do dia, os freqüentadores do parque poderão apreciar uma peça teatral e apresentações de capoeira, country, Jazz, street dance, dança de salão, bandas de rock, dança do ventre e uma banda com músicas dos anos 70.

São 340 universitários, 73 educadores, e 74 gestores que estarão sob o comando do Dirigente Regional de Ensino, Professor Onofre Martins, na organização do evento. De acordo com Martins, a participação das pessoas vem crescendo a cada mês, e com isso a depredação dos prédios escolares e os índices de violência urbana vêm diminuindo significativamente.

A Diretoria prevê um público de 15 mil pessoas no dia da festa. O primeiro ano do Programa somou 578 mil pessoas, que freqüentaram o Programa Escola da Família nos finais de semana, em Jundiaí e região

Osvaldo Nery Neto