• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 05/08/2018
Governo do Estado de São Paulo
Notícia

#Kanban: saiba como otimizar seus estudos com técnica japonesa

É uma técnica japonesa que permite estruturar um projeto visualmente

Se você ainda não descobriu um método eficiente para organizar os seus estudos, conheça o método Kanban. É uma técnica que permite estruturar um projeto visualmente, onde é possível conferir o andamento do trabalho passo a passo.

A palavra kanban é um termo de origem japonesa e significa cartão ou sinalização. Criado na década de 1950 por Taiichi Ohno, integrante de uma importante montadora do Japão, com o objetivo de otimizar o processo de produção em série.

O quadro pode ser utilizado e adaptado para qualquer processo. Ele é divido em três colunas: “Ainda por fazer”, “Em andamento” e “Concluído”. Mas, para uma sessão de estudos, por exemplo, pode ser alterado para os seguintes quadros: “Matérias que ainda vai estudar”, “Atividade que está resolvendo” e “Concluído”, que são as ações já encerradas.

Outros formatos podem ser aplicados no método Kanban. Você pode marcar os temas que demorou mais para finalizar, quais encontrou mais problemas e disciplinas que precisam ser estudadas novamente. Ou você pode até mesmo anotar com canetas coloridas o tempo que levou para concluir e o grau de dificuldade de cada matéria.

A vantagem do Kanban é que você consegue controlar as suas atividades de uma maneira visual. Vamos testar?