A carreta “Somos Água”, da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), esteve na E.E. México no dia 26 de maio para mostrar aos alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio como funciona o ciclo da água e quais são os processos de tratamento da água e do esgoto.
“Os alunos gostaram muito. Foi importante para eles entenderem que é preciso usar a água conscientemente. A carreta ensina, por exemplo, que, se você joga lixo no bueiro, ele vai entupir e pode ocorrer uma enchente”, observa a vice-diretora da escola, Ilka Celly Lippi.
Ao entrar na carreta, os alunos se deparam com uma sala coberta por painéis de LED e aprendem sobre o percurso da água, desde sua formação pelas chuvas até a captação e encaminhamento para as estações de tratamento e as casas dos clientes.
Em seguida, os jovens são levados a um pequeno laboratório onde recebem explicações de como é feita a análise e o controle da qualidade da água.
Depois, as crianças e adolescentes se divertem com jogos interativos, caçando fraudes em hidrômetros e tentando conectar corretamente ligações subterrâneas de água, águas pluviais e esgotos.
Por fim, um óculos de realidade virtual permite a todos conhecerem os mananciais da Sabesp, limparem uma caixa d’água, entre outras opções.