• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 12/03/2015
Boas Práticas

Lado poeta de alunos da EJA é revelado em livro publicado com ajuda de professor

Na semana em que é comemorado o Dia da Poesia, relembre o projeto que foi destaque em 2013

O professor de Língua Portuguesa Marcos Ota é o responsável por revelar talentos da literatura na E.E. Professor Alceu Guerner, localizada no extremo leste da capital paulista.

A ideia surgiu quando o educador criou um projeto para estimular a produção de poesias entre os estudantes da modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Ao longo das etapas, Ota percebeu que os textos tinham personalidade e conteúdo suficientes para serem estendidos a um livro. Os poemas retratam o olhar dos alunos, sua forma de interpretar os acontecimentos diários e histórias de superação.

“O livro traz um pouco da história de cada aluno de forma poética. Não tem como ler e não se envolver. É muito mágico acompanhar a evolução desses alunos e como passaram a usar a poesia no seu dia-a-dia. E o resultado disso está no livro “Minha essência virou poesia”, conta Marcos Ota.

Marcos Roberto dos Santos assina um dos poemas. Para ele, foi um surpresa acabar participando no projeto que resultou na elaboração de um livro. “Quando eu resolvi voltar a estudar, achei que simplesmente iria terminar o segundo ano e iria acabar por aí. Mas o professor apareceu com essa iniciativa e acabou nos motivando a chegar aonde chegamos, que foi fazer parte de um livro, em que todos passaram a ser poetas”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Sobre o EJA

Na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é possível concluir tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. As aulas do Ensino Fundamental são abertas para alunos a partir de 15 anos. Já os interessados em concluir o Ensino Médio precisam ter, no mínimo, 18 anos. Os módulos de 6 meses cada são equivalentes aos anos e séries do ensino regular. O curso conta com quatro horas diárias, de segunda à sexta-feira.