• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 17/08/2004
Últimas Notícias

Lançamento de 1º livro de receitas e premiação prestigiam trabalho das merendeiras da rede estadual

Evento teve a presença do secretário da Educação, Gabriel Chalita, da primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, e do diretor do DSE, Frederico Rozanski Na segunda-feira, dia 16, a Secretaria de […]

Evento teve a presença do secretário da Educação, Gabriel Chalita, da primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, e do diretor do DSE, Frederico Rozanski

Na segunda-feira, dia 16, a Secretaria de Estado de Educação premiou 21 merendeiras pelas seis receitas de destaque no lançamento do I Livro de Receitas da Merenda Escolar. Cada uma das merendeiras ganhou um forno elétrico.

O evento, realizado na EE Homero dos Santos Forte, em Paraisópilis, teve a presença do secretário da Educação, Gabriel Chalita, da primeira-dama do Estado de São Paulo e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado Lu Alckmin, e do diretor do Departamento de Suprimento Escolar (DSE) da Secretaria, Frederico Rozanski. Também participaram do lançamento do livro o integrante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, bispo dom Mauro Morelli, dirigentes de ensino, pais, alunos e professores.

Os alunos do Ensino Médio da EE Alberto Cardoso apresentaram uma coreografia pra a música “Comer, Comer”, vestidos com os uniformes das preparadoras de merenda.

Os objetivos com o I Livro de Receitas da Merenda Escolar são inovar e variar o cardápio padrão da merenda escolar com novas preparações que utilizem os produtos adquiridos e enviados às escolas da rede estadual de ensino fundamental; valorizar e incentivar o profissional que prepara a merenda; capacitar merendeiras e promover a troca de informações técnicas e gastronômicas.

“A complexidade do ato de educar faz com a gente se preocupe com cada detalhe do processo. É nossa obrigação valorizar este trabalho feito com amor, afeto e carinho”, afirmou o secretário Gabriel Chalita, que elogiou a simplicidade de projetos como o livro de receitas e as Padarias Artesanais, em parceria com o Fundo de Solidariedade do Estado.

“Eu estou extremamente emocionada”, disse a merendeira Maria Auxiliadora de Oliveria, da EE Lourenço Zanelatti, que entrou para o livro com a sua receita de Frango ao Molho Acebolado. Ela recebeu o forno NKS, fornecido pela empresa Boa Safra Alimentos, das mãos de Frederico Rozanski.

O secretário e primeira-dama foram convidados a degustarem as receitas junto às crianças da escola. No cardápio do dia: croquete de frango, escondidinho de salsicha, frango acebolado ao molho, nhoque à bolonhesa, torta de maçã e brigadeiro. As receitas se enquadram em conceito diferenciado de alimentação para os alunos da rede estadual e obedecem a padrões de nutrição, balanceamento e um novo tipo de serviço: os próprios alunos montam seu prato, no esquema self-service. O projeto já está implementado em 400 escolas.

O livro foi produzido a partir do concurso realizado em julho de 2002, durante a capacitação de 1.865 merendeiras. Foram selecionadas as receitas que atenderam aos critérios de criatividade, economia, facilidade no preparo, praticidade, aplicabilidade dentro da realidade escolar e utilização dos gêneros adquiridos para a alimentação escolar. Cerca de 500 receitas foram enviadas para o concurso e as melhores preparações entraram, com o devido crédito ao autor, para o I Livro, que é composto por 88 receitas, entre pratos salgados e doces.

O livro foi organizado pelo Departamento de Suprimento Escolar (DSE) e editado pela Gráfica da FDE. A tiragem foi de 3.000 exemplares. Os livros serão distribuídos para todas as escolas da rede centralizada (1.700 escolas em 25 municípios) e escolas da rede Descentralizadas e Municipalizadas que solicitarem.

No evento também foi lançado o “Manual de Uso e Segurança de Instalação de Gás em Escolas”. O livro foi editado pela FDE e teve uma tiragem de 6.000 exemplares.

“Este é um programa que visa transformar a merenda em mais do que uma alimentação rica em vitaminas e calorias, mas sim em um ato prazeroso que exercite a cidadania e o poder de escolha”, diz o Diretor de Suprimentos Frederico Rozanski

Concurso para o II Livro

O II Livro de receitas será uma parceria entre o DSE e o Fundo Social de Solidariedade do Estado. Por meio do Programa Escola da Família, ele contribuirá para a elaboração de receitas destinadas às Padarias Artesanais, o que dará a continuidade ao princípio básico de capacitação da comunidade e complemento de Alimentação Escolar.

Todas as merendeiras da rede das escolas centralizadas poderão se inscrever. A ficha de inscrição e o regulamento serão enviados para as Diretorias de Ensino e repassados para as escolas da região.

Evelyn Carvalho