quarta-feira, 03/03/2004

Lançamento do projeto Aluno-Monitor valoriza o Protagonismo Juvenil

O programa Aluno Monitor da Diretoria de Sumaré ensinará aos alunos a importância do voluntariado para a construção da cidadania. O projeto formará 105 alunos e 35 professores (um por […]

O programa Aluno Monitor da Diretoria de Sumaré ensinará aos alunos a importância do voluntariado para a construção da cidadania. O projeto formará 105 alunos e 35 professores (um por escola envolvida), com benefício direto para um universo de 49 mil estudantes.

Os monitores foram escolhidos entre os alunos das duas últimas séries do Ensino Fundamental e Médio, segundo os critérios de participação escolar e conhecimento anterior de informática. Junto com os professores, esses alunos participarão de um curso de capacitação em dois módulos. Em maio eles já estarão atuando nas salas ambiente de informática (SAIs) de suas escolas.

Entre as funções do monitor está:

• O acompanhamento das dificuldades técnicas que impedem o funcionamento pleno da SAI,

• A atuação como parceiro dos professores e dos alunos que utilizam a SAI,

• E o desenvolvimento de parcerias com outros alunos.

Essas atividades serão realizadas em horário extra-classe com um aluno-monitor por turno. Esse trabalho será acompanhado pelo professor coordenador a fim de que o desempenho escolar do aluno-monitor não seja prejudicado.

A Dirigente Regional de Sumaré, Professora Nemésis Vieira diz que “é uma experiência desafiadora assumir o compromisso de transformar as SAIs em espaços de criação, expressão, vivência participativa e formação de cidadania”.

O lançamento do programa será nesta quinta-feira (04) na sede da Diretoria Regional de Ensino de Sumaré, às 14:00 horas, com a presença da Dirigente Prof.ª Nemésis Vieira e de todos os professores coordenadores das escolas participantes.

Aline Viana