• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 18/09/2018
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Fundamental

Ler com frequência desenvolve habilidades de comunicação

Na rede estadual de ensino, Salas de Leitura incentivam a prática desde pequeno

Ler é a principal ferramenta para o aprendizado, além de ser responsável por estimular a criatividade e a imaginação. Por esse motivo, é importante criar o hábito pela leitura desde cedo para aprimorar a comunicação, expandir o vocabulário e melhorar a memória.

Ficar por dentro de diversos assuntos estimula a capacidade individual de aceitar o novo e o diferente. Assim, quanto maior for a quantidade de textos, maior absorção de temas distintos. Aumentar o senso crítico é uma forma de tornar o indivíduo mais curioso e tolerante.

“Quem lê mais, escreve muito melhor. Tem mais criatividade, e isso é muito importante!”, afirma a professora Tania Tedeschi, da E.E. Professora Dinah Lucia Balestrero, do município de Brotas.

Para o aluno Caio Alvaredo Lima dos Santos a leitura amplia o repertório do leitor. “A leitura traz cultura e conhecimento, ela diversifica o nosso saber em relação às demais culturas”, explica.

Salas de leitura

Em São Paulo, a Sala de Leitura é um ambiente pedagógico e multidisciplinar que costuma receber iniciativas de diversos docentes das unidades e oficinas de contação de histórias, clubes de leitura, teatros e jogos lúdicos. O espaço também é equipado com livros, jornais, revistas e conteúdo audiovisual, como DVDs e CDs.

Mais de 3 mil escolas estaduais já possuem Sala de Leitura. Mas esse número só tende a crescer. Todas as escolas já são inauguradas com esse espaço pedagógico que passou a fazer parte do projeto arquitetônico padrão para construção de novas unidades.