Vestidos com luvas brancas, os integrantes do coral de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) da E.E. Professora Maria Eunice sobem no palco para se apresentar. A casa cheia não intimida o grupo e, assim que a melodia começa, as mãos habilidosas interpretam a letra da canção.
A forma diferente de levar entretenimento e cultura nasceu de uma estratégia da interlocutora de LIBRAS, Milena da Mota Raymundo, para aproximar a comunidade escolar do aluno com deficiência auditiva, Lincon Fernando.
Milena transformou a rotina da escola localizada no município de Avanhandava, no interior de São Paulo. O primeiro a participar da mudança foi Lincon, que aprendeu a Língua Brasileira de Sinais por meio do curso de LIBRAS Online da Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP). O conhecimento foi compartilhado com seus amigos de classe. Todos foram treinados por Milena para conversar com Lincon.
“O fato dele poder se expressar com diferentes pessoas garante a segurança e autonomia necessárias para desempenhar o seu papel de cidadão. É uma lição que ele levará para a vida”, diz
A caso de Lincon não é uma realidade isolada. Nas cinco mil escolas da rede estadual estima-se que 2,5 mil alunos possuem deficiência auditiva. Para atender esse público, a Educação capacita seus educadores e disponibiliza interlocutores que mediam a comunicação dos alunos.
Evesp acessível
A Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP), órgão da Secretaria da Educação, já tem atuado com a temática acessibilidade. Além do curso de LIBRAS Online, foi lançada uma plataforma para aulas de Inglês Online, voltada a estudantes cegos e surdos. O conteúdo foi todo disponibilizado com recursos de acessibilidade, com vídeos com audiodescrição e também janelas em LIBRAS.