segunda-feira, 07/05/2018

Liderança é tema de encontro de Dirigentes Regionais

O encontro aconteceu na última quinta-feira (3) na sede da Educação

Liderança. Esse foi o mote que norteou o Encontro de Dirigentes Regionais, realizado na última quinta-feira (3), na sede da Secretaria da Educação, em São Paulo. Na ocasião, foi abordado a relevância do tema com o trabalho integrado das metodologias estratégicas da Pasta: programa Gestão em Foco, que tem como base o Método de Melhoria de Resultados (MMR) e a Plataforma Foco Aprendizado.

Na ocasião, o secretário da Educação João Cury ressaltou a importância do líder em todo processo. “É isso que a gente espera, proatividade, atitude, uma inquietude permanente. Olha vamos fazer mais, vamos fazer mais, vamos fazer melhor, vamos atender”, disse.

Segundo a Fabrícia Gomes Nieri, gestora do Método de Melhoria de Resultados, o objetivo da temática foi o de fomentar e de provar nos dirigentes regionais a relevância do papel de líder, discorrendo sobre o sistema de gestão na Educação, fatores críticos diferenciadores e etapas essenciais e seus desdobramentos, como engajamento das equipes, focos nas metas e indicadores, informação democratizada, comprometimento, participação e relacionamento, entre outros.

Participaram também do evento a secretária adjunta Cleide Bauab Bochixio, a palestrante Neuza Maria Dias Chaves e a subsecretária de Articulação Regional (SAREG) Valesca Penteado de Toledo Honora.

Programa Gestão em Foco

Neste ano, 2.299 escolas da rede estadual de 39 Diretorias de Ensino de Grande São Paulo e do interior estão sendo incorporadas ao programa de Gestão em Foco, que oferece um método para que as unidades atinjam resultados educacionais, pedagógicos e de gestão.

O objetivo do programa é melhorar o aprendizado de alunos dos ensinos Fundamental e Médio com a formulação de planos personalizados e monitorados pela própria comunidade escolar. As unidades de ensino poderão elaborar um diagnóstico mais claro do desempenho dos estudantes para a melhoria da qualidade do aprendizado.