• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 30/06/2019
Cursos para professores

Líderes Públicos: gestores mais humanos na rede

Processo seletivo para dirigentes regionais vai até dia 04 de julho

Na opinião de muita gente da Secretaria da Educação, o principal desafio da gestão pública da educação não é o conhecimento técnico, nem a grade curricular. “O mais difícil na escola é a gestão de pessoas. Ter uma relação próxima com professores e diretores é o primeiro passo para implementar mudanças e melhorias na escola”, explica Caetano Siqueira, coordenador da COPED.

Gerir pessoas significa convencer um grupo, com mentes e objetivos diferentes, a andar pelo mesmo caminho com um único objetivo. E esse objetivo é a educação. Pensando nisso, a Educação lançou neste mês o projeto Líderes Públicos, iniciativa inovadora que irá formar dirigentes regionais com critérios racionais e muito bem definidos para buscar os melhores profissionais da rede e valorizar aqueles que já fazem a diferença.  O processo seletivo foi prorrogado até dia 04 de julho.

Acesse a página do Líderes Públicos

A exemplo da gestão privada, a seleção funciona em oito etapas: há uma análise curricular e depois uma análise de referência profissional. Depois, o participante passa por um teste de perfil, feito numa ferramenta online, que reflete e pondera características da personalidade de cada um. Depois há uma pesquisa de crenças, entrevista de mapeamento de competências, uma avaliação de ação de melhoria do Ideb e duas entrevistas: uma com um especialista do governo e outra com um gestor direto.

O processo vira expor o participante a situações-problema que ajudam a clarear sua personalidade e suas crenças. Também quer clarear a ideia de que o gestor precisa sempre ter em mente um único objetivo. “O gestor precisa ter uma agenda muito bem definida, começando pela base, material didático, conjunto de ações a serem tomadas. Uma boa gestão lida com pessoas e trabalha pela educação pública de qualidade”, cita o secretário executivo Haroldo Rocha.

Pioneiro, o programa será expandido para identificar e valorizar pessoas com perfil de liderança em todos os cargos. Ao todo serão 31 diretorias de ensino contempladas pelo projeto.