Secretaria de Estado da Educação disponibiliza link para acesso aos 245 mil inscritos em SP
A Secretaria de Estado da Educação acaba de implantar em seu site ( www.educacao.sp.gov.br ) um link de acesso à lista de locais de prova para inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). Em todo o Estado houve cerca de 245 mil inscritos neste tipo de exame supletivo.
O objetivo da Secretaria é facilitar o acesso dos pretendentes às informações sobre os locais de prova. O Encceja será aplicado em 13 e 14 de dezembro.
O Ministério da Educação é o responsável por disponibilizar as informações aos candidatos, que poderão acessar as informações de três maneiras: com o número de inscrição, com o nome completo, a data de nascimento e o nome completo da sua mãe ou com o número de CPF ou RG.
Além dos dados cadastrais, o inscrito terá acesso às informações completas da aplicação da prova, incluindo local com endereço e número da sala-de-aula, horário (início e término das provas), disciplinas nas quais está inscrito e município onde fará a prova. Identificado qualquer dado errado, o interessado poderá solicitar correções pelo “Fala, Brasil”, serviço do Ministério que atende pelo telefone 0800-616161.
Os inscritos estão recebendo em casa na um cartão de confirmação de inscrição ao exame, com informação do número de inscrição e do local de prova. Junto com o cartão, o estudante recebe o questionário socioeconômico, que deve ser preenchido e entregue no dia do exame. Caso não receba o questionário em casa, o inscrito poderá fazer a prova normalmente.
O Encceja é uma importante oportunidade para jovens e adultos concluírem o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Qualquer pessoa que ainda não concluiu os estudos pode participar_ a partir de 15 anos (completos até 13 de dezembro) para a prova do Fundamental e a partir de 18 anos (completos até 13 de dezembro) para a do Médio. Alunos já matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participarão.
O Encceja é um programa que avalia a capacidade de jovens e adultos que se atrasaram na vida escolar. Passa a ser aplicado em São Paulo, pela primeira vez, após parceria entre a Secretaria e o governo federal. É semelhante ao exame supletivo, realizado pela Secretaria em março deste ano para cerca de 105 mil pessoas (254 mil se inscreveram). Ou seja, pela primeira vez a população terá duas oportunidades no ano para receber certificados de conclusão de ensino.
O conteúdo programático das avaliações de cada disciplina está disponível para os candidatos no site da Secretaria. Resultados do Encceja serão divulgados pelo Ministério a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2009.
“Avaliamos ser importante promover mais uma oportunidade para aqueles que estão em busca de uma certificação escolar. É um fundamental passo para quem pretende galgar melhores oportunidades no mercado de trabalho, por exemplo”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
Saiba mais
Site da Secretaria: www.educacao.sp.gov.br
Como será a avaliação
· Ensino Fundamental: Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, matemática, história, geografia e ciências naturais
· Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física), matemática e suas tecnologias, ciências humanas, história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia.