• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 05/12/2008
Últimas Notícias

Lista com locais de prova do Encceja pode ser acessada pelo site da Educação estadual

Secretaria de Estado da Educação disponibiliza link para acesso aos 245 mil inscritos em SP A Secretaria de Estado da Educação acaba de implantar em seu site ( www.educacao.sp.gov.br ) […]

Secretaria de Estado da Educação disponibiliza link para acesso aos 245 mil inscritos em SP

A Secretaria de Estado da Educação acaba de implantar em seu site ( www.educacao.sp.gov.br ) um link de acesso à lista de locais de prova para inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). Em todo o Estado houve cerca de 245 mil inscritos neste tipo de exame supletivo.

O objetivo da Secretaria é facilitar o acesso dos pretendentes às informações sobre os locais de prova. O Encceja será aplicado em 13 e 14 de dezembro.

O Ministério da Educação é o responsável por disponibilizar as informações aos candidatos, que poderão acessar as informações de três maneiras: com o número de inscrição, com o nome completo, a data de nascimento e o nome completo da sua mãe ou com o número de CPF ou RG.

Além dos dados cadastrais, o inscrito terá acesso às informações completas da aplicação da prova, incluindo local com endereço e número da sala-de-aula, horário (início e término das provas), disciplinas nas quais está inscrito e município onde fará a prova. Identificado qualquer dado errado, o interessado poderá solicitar correções pelo “Fala, Brasil”, serviço do Ministério que atende pelo telefone 0800-616161.

Os inscritos estão recebendo em casa na um cartão de confirmação de inscrição ao exame, com informação do número de inscrição e do local de prova. Junto com o cartão, o estudante recebe o questionário socioeconômico, que deve ser preenchido e entregue no dia do exame. Caso não receba o questionário em casa, o inscrito poderá fazer a prova normalmente.

O Encceja é uma importante oportunidade para jovens e adultos concluírem o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Qualquer pessoa que ainda não concluiu os estudos pode participar_ a partir de 15 anos (completos até 13 de dezembro) para a prova do Fundamental e a partir de 18 anos (completos até 13 de dezembro) para a do Médio. Alunos já matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participarão.

O Encceja é um programa que avalia a capacidade de jovens e adultos que se atrasaram na vida escolar. Passa a ser aplicado em São Paulo, pela primeira vez, após parceria entre a Secretaria e o governo federal. É semelhante ao exame supletivo, realizado pela Secretaria em março deste ano para cerca de 105 mil pessoas (254 mil se inscreveram). Ou seja, pela primeira vez a população terá duas oportunidades no ano para receber certificados de conclusão de ensino.

O conteúdo programático das avaliações de cada disciplina está disponível para os candidatos no site da Secretaria. Resultados do Encceja serão divulgados pelo Ministério a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2009.

“Avaliamos ser importante promover mais uma oportunidade para aqueles que estão em busca de uma certificação escolar. É um fundamental passo para quem pretende galgar melhores oportunidades no mercado de trabalho, por exemplo”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Saiba mais

Site da Secretaria: www.educacao.sp.gov.br

Como será a avaliação

· Ensino Fundamental: Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, matemática, história, geografia e ciências naturais

· Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física), matemática e suas tecnologias, ciências humanas, história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia.