• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 13/03/2017
Pais e Alunos

Fique por dentro da lista de livros obrigatórios para a Fuvest 2017

A maioria dos títulos da lista são de autores da literatura brasileira ou portuguesa

Alunos que cursam a último ano do Ensino Médio e que se preparam para prestar o maior vestibular do país precisam se programar para ler os livros essenciais para o processo seletivo. A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona candidatos para a Universidade de São Paulo (USP), divulgou a nova lista de obras obrigatórias para os vestibulares de 2017, 2018 e 2019. A Fuvest tem realizado pequenas alterações na lista a cada três anos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Praticamente todos os títulos da lista são de consagrados autores da literatura brasileira ou portuguesa – ou seja, fazem parte do conteúdo esperado para o Ensino Médio. No entanto, esse ano há uma surpresa: a inclusão de uma obra do angolano Pepetela (Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos), que foi guerrilheiro do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), além de político e governante.

Um clássico entre clássicos

“Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, conta a história de Fabiano e de sua família de retirantes. O homem é acompanhado por Sinhá Vitória, sua esposa, pelos filhos que não recebem nome na obra, chamados apenas de menino mais velho e menino mais novo, pela cachorra, batizada, ironicamente, de Baleia, ou seja, aquela que anda livremente pelo mar, e pelo papagaio.

O nordestino que vive na seca é retratado com sua fome e a necessidade de migrar pelo sertão. As personagens pouco se comunicam e, por incrível que pareça, a cachorra Baleia aparece mais humanizada que os próprios homens.

Mudanças neste processo seletivo

Em relação à lista anterior foram mantidas para o processo seletivo de 2017 as seguintes obras: Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; O cortiço, de Aluísio Azevedo; A cidade e as serras, de Eça de Queirós; Vidas secas, de Graciliano Ramos e Capitães da areia, de Jorge Amado.

Os livros que entraram na lista de 2017 foram: Iracema, de José de Alencar; Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade; Sagarana, de João Guimarães Rosa e Mayombe, de Pepetela.

Confira a lista completa para o vestibular 2017 da Fuvest:

Iracema – José de Alencar;
Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis;
O cortiço – Aluísio Azevedo;
A cidade e as serras – Eça de Queirós;
Capitães da Areia – Jorge Amado;
Vidas secas – Graciliano Ramos;
Claro enigma – Carlos Drummond de Andrade;
Sagarana – João Guimarães Rosa;
Mayombe – Pepetela