Os estudantes do Ensino Médio da rede estadual podem ir à Brasília e vivenciar o trabalho realizado no Senado Federal. Neste ano, o Projeto Jovem Senador selecionará as melhores redações com o tema “Brasil plural: para falar de intolerância”. As inscrições vão até 18 de agosto. Mais informações estão disponíveis nesse link.
O programa, que visa estimular jovens e adolescentes a refletirem sobre política, democracia e cidadania, é dividido em três etapas. Na primeira, os alunos deverão escrever textos de 20 a 30 linhas sobre a temática proposta. Após isso, cada escola irá eleger a redação que vai representar a unidade de ensino e encaminhá-la para a Secretaria da Educação do Estado até a data de encerramento das inscrições.
Já na segunda fase, caberá à Educação Estadual selecionar três redações para encaminhar à Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal até 22 de setembro. E, para finalizar o processo, a comissão julgadora do Senado Federal classificará os melhores textos de alunos de todo o país.
Os vencedores ganharão uma viagem para Brasília, entre os meses de novembro e dezembro, onde terão a experiência de elaborar proposições legislativas e apresentar os projetos de leis em reuniões que simulam os trabalhos do Senado Federal.
As propostas aprovadas pelos jovens senadores serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa como sugestões legislativas, e inclusive poderão tramitar no Congresso Nacional caso sejam validadas.