• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/02/2016
Lazer

Último dia para alunos visitarem a exposição sobre os últimos 40 anos da União Soviética

Mostra conta com 200 fotografias feitas por seis importantes fotógrafos da antiga URSS

Que tal sair da escola e ir direto para o Memorial da América Latina conhecer um pouco da história da União Soviética? Termina nesta segunda-feira (15), o prazo para os estudantes da rede estadual paulista visitarem a mostra “A União Soviética através da câmera: o papel da fotografia na era pós-stalinista”. Com 200 fotografias feitas por seis importantes fotógrafos da antiga URSS, a exposição retrata a importância da imagem para documentar os últimos 40 anos da União Soviética, com foco na humanidade das pessoas que viveram entre 1956 e 1991 no País, na época comunista, após o governo do famoso ditador Josef Vissarionovitch Stalin.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para os estudantes que gostam de História, a antiga URSS é abordada pelos professores sob diferentes pontos de vista na rede estadual. No Currículo do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, por exemplo, os alunos aprendem o que foi a Revolução Russa e o Stalinismo. Além disso, os estudantes veem questões sobre a Guerra Fria, período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, que se iniciou após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Por fim, os alunos veem conceitos do que foi a Nova Ordem Mundial, configuração política com soberania dos Estados Unidos e do capitalismo que se deu no planeta após a queda do Muro de Berlin, em 1989, e o esfacelamento da União Soviética, em 1991.

Já no Ensino Médio, os alunos veem novamente aspectos da Revolução Russa, mas sob a perspectiva de interpretar realidades histórico-sociais a partir de conhecimentos sobre a economia e práticas culturais, além de identificar as principais características dos regimes totalitários. Também estudam como ficou o mundo pós Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria.

A exposição fica localizada na Galeria Marta Traba do Memorial e tem entrada gratuita aos visitantes.

Sobre o Memorial

O Memorial da América Latina é uma fundação sem fim lucrativo mantida pelo Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de promover, difundir e integrar as diversas manifestações culturais dos países latino-americanos, entre os quais México, Argentina, passando por pequenas repúblicas da América Central e as ilhas do Caribe.

Serviço:

Exposição: A União Soviética através da câmera: o papel da fotografia na era pós-stalinista
Local: Memorial da América Latina
Horário de funcionamento: Galeria Marta Traba, Salão de Atos Tiradentes e Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, das 9h às 18h. Biblioteca Latino-americana, de segunda a sexta, das 9h às 18h. Aos sábados, das 9h às 15h
Período: em cartaz até 15 de fevereiro de 2016
Preço: gratuito
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda/SP