sexta-feira, 30/05/2014
Sociedade

Último dia de inscrições no Parlamento Jovem Brasileiro, que levará alunos para Brasília

Alunos vão vivenciar a rotina dos deputados federais, conhecendo os passos do processo democrático

Termina hoje (30) o período de inscrição para a 11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Os jovens interessados em concorrer às vagas devem entregar a ficha de cadastro preenchida e sua sugestão de projeto de lei na escola. O programa leva os alunos selecionados para Brasília, onde representam suas regiões na Câmara dos Deputados.

O evento ocorrerá entre 21 e 26 de setembro e contará com 78 estudantes de todos os estados. Podem se inscrever alunos entre 16 e 22 anos que estejam matriculados e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Como participar

Os estudantes devem elaborar um projeto de lei nas áreas de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Economia, Emprego e Defesa do Consumidor e Saúde e Segurança Pública. Após a conclusão do projeto, os alunos devem preencher a ficha de inscrição e anexar à ficha o projeto de lei, cópia do documento de identidade, cópia do CPF e declaração de matrícula. No site da Câmara dos Deputados, o aluno pode preencher a ficha de inscrição e conferir explicações sobre a elaboração do projeto de lei.

O material completo deve ser entregue na escola do aluno para então ser encaminhado à diretoria de ensino. A seleção dos projetos será feita pela Secretaria da Educação, que se encarregará de enviar os 44 projetos selecionados para Brasília.

Em Brasília, será feito um novo processo seletivo para a escolha de 11 projetos. Os alunos escolhidos ficarão uma semana na cidade acompanhando o projeto de lei de sua autoria, que passará por todos os tramites necessários até se tornar lei.

– Clique aqui e saiba mais sobre o programa