• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 20/08/2013
Idesp

Último dia para municípios entregarem documentos para adesão ao Saresp

Dados devem ser entregues nas diretorias de ensino até esta terça-feira (20)

Termina nesta terça-feira (20) o prazo para prefeituras paulistas interessadas em aderir ao Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) entregarem a documentação necessária na diretoria de ensino da região. O órgão regional ficará responsável pela análise da documentação e pelo encaminhamento do pedido de adesão para a Secretaria da Educação.

Acesse aqui a página do Saresp 2013

Após a entrega, os representantes das redes municipais de ensino serão chamados para a assinatura do convênio. Assim como nos anos anteriores, o Governo do Estado irá custear as despesas referentes à aplicação da prova em escolas municipais das cidades que assinarem o convênio.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Em 2012, por meio do convênio com 530 cidades, cerca de 580 mil alunos de escolas municipais e 40 mil estudantes de colégios particulares participaram da avaliação. Para 2013, a expectativa é que o número cresça devido a inclusão do 2º ano do Ensino Fundamental na avaliação. Com isso, 780 mil crianças e jovens das redes municipais participarão da prova.

Além da avaliação, a Secretaria da Educação ainda fará o cálculo dos resultados das cidades conveniadas. Para as redes municipais, também será disponibilizado o Idesp, um dos principais indicadores da qualidade do ensino no Estado de São Paulo.

O cálculo leva em conta o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, mensurados pelo Saresp, além dos indicadores de aprovação, reprovação e abandono. Com base nisso, as escolas recebem, todos os anos, uma meta para cumprir, que é estipulada de acordo com a realidade da unidade. No entanto, cada município pode utilizar os dados com base em seus próprios critérios, criando metas individuais.

Rede estadual

As provas do Saresp serão realizadas nos dias 26 e 27 de novembro nas mais de cinco mil unidades escolares do Estado. Até o ano passado, a avaliação era aplicada para estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A partir desse ano, o exame será oferecido também para o 2º ano do Ensino Fundamental. Com a medida, cerca de 2,5 milhões de estudantes de escolas estaduais serão alcançados.

#album[2208]down#