Termina nesta terça-feira (8), o prazo para professores efetivos e estáveis da rede estadual interessados em dar aulas em unidades de Tempo Integral se inscreverem no sistema de reservas. O processo é composto por duas fases e é aberto também a titulares de cargo de diretor. Na primeira, os interessados devem preencher o formulário online com dados pessoais e dados sobre a experiência e formação. O documento está disponível no site da Secretaria Escolar Digital (SED). Já a segunda etapa é dedicada a entrevistas na Diretoria Regional de Ensino.
Para participar da seleção é preciso seguir os seguintes requisitos: ser servidor efetivo ou estável da Secretaria; ter licenciatura plena; e estar na rede há pelo menos três anos. Os candidatos aprovados serão chamados conforme a oferta nas 91 Diretorias de Ensino. Nas escolas de tempo integral, os professores e gestores atuam em uma mesma unidade durante todo o horário de funcionamento, totalizando 40 horas semanais, em um regime de dedicação plena. O edital do processo foi publicado na edição do dia 26 no Diário Oficial de São Paulo.
No modelo da Secretaria da Educação de São Paulo, presente em 297 unidades de Ensino Fundamental e Ensino Médio, os educadores atuam em regime de dedicação exclusiva e têm direito à gratificação de 75% sobre o salário.
Melhor rendimento no Idesp
Resultados do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) e do Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) mostram que as escolas de Ensino Médio com jornada expandida tiveram avanço de 64,3% em quatro anos; o índice saltou de 2,14 para 3,52. Além dos números positivos no modelo, a rede estadual obteve na última edição o melhor desempenho em oito anos em Língua Portuguesa e Matemática.
O perfil adotado por São Paulo oferece aos estudantes um currículo diferenciado. Somam-se às disciplinas da Base Nacional Comum, novidades como: eletivas, aulas experimentais, projeto de vida, clube juvenil e tutoria. Também merece destaque a estrutura física (com laboratórios e refeitórios) que essas escolas mantêm e são determinantes no aprendizado dos estudantes.
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