sexta-feira, 22/02/2013
Professores e Funcionários

Termina hoje o período de inscrições para o programa Descubra a Orquestra

Iniciativa oferece curso gratuito de formação musical a docentes

Professores da rede estadual podem se inscrever até às 18h de hoje (22) no programa Descubra a Orquestra na Sala São Paulo. Promovida pela Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a iniciativa oferece curso gratuito de formação musical a docentes das redes pública e particular da capital e Grande São Paulo, além de concertos e atividades didáticas voltadas aos alunos.

Para integrar o processo de seleção para as atividades a serem desenvolvidas neste semestre, os profissionais interessados devem se cadastrar por aqui. 

Direcionado a educadores com ou sem conhecimento musical, o curso é composto por três aulas presenciais, aos sábados, e por 30 horas de educação a distância, via internet.

Neste semestre, serão oferecidos nove cursos, com diferentes datas de início. Os prazos serão informados aos participantes no ato da inscrição. A estimativa é que cerca de 600 professores se matriculem.

O objetivo é fornecer subsídios teórico-práticos para a realização de atividades musicais nas escolas. Ao fim do curso, os aprovados receberão um certificado de conclusão validado pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

No momento do cadastro, os docentes deverão também inscrever seus alunos para assistirem a concertos didáticos e participarem de ações promovidas pelo programa. Neste semestre, serão ofertadas 57.300 vagas a estudantes das redes pública e privada, sendo 42.975 vagas exclusivamente para alunos de escolas estaduais.       

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Sobre o Descubra a Orquestra

Desde 2001, o programa Descubra a Orquestra na Sala São Paulo oferece diversas ações educativo-musicais com o intuito de ampliar e fortalecer o desenvolvimento cultural e musical de alunos e professores das escolas participantes.

São promovidos concertos didáticos e ensaios abertos, preparados especialmente para o público estudantil, de acordo com a faixa etária dos estudantes, além de atividades que envolvem aspectos musicais como apreciação, composição e execução, voltadas exclusivamente para escolas estaduais.

A iniciativa oferece ainda curso gratuito para professores que tenham interesse em aprender a desenvolver atividades musicais em sala de aula. Somente no ano passado, mais de 825 professores e 86 mil alunos de 886 escolas da rede estadual de ensino participaram do programa.