terça-feira, 05/04/2005

Lu Alckmin entrega padarias artesanais na Baixada Santista e Litoral Norte

O sol forte do último sábado, dia 02, em Santos, não foi capaz de apagar o brilho da festa que estava sendo preparada para recepcionar a presidente do Fundo Social […]

O sol forte do último sábado, dia 02, em Santos, não foi capaz de apagar o brilho da festa que estava sendo preparada para recepcionar a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin e o secretário Estadual da Educação, Gabriel Chalita.

Faixas espalhadas pela escola anunciavam as boas vindas. Toda demonstração de carinho tinha um motivo nobre. A primeira dama visitava Santos para fazer a entrega simbólica de mais 87 kits de padarias artesanais para escolas estaduais vinculadas as Diretorias Regionais de Ensino de Santos, São Vicente e Caraguatatuba. Outras 80 unidades das respectivas diretorias já foram contempladas pelo Fundo Social, o que significa que a Baixada Santista e o litoral norte já somam 187 kits de padarias artesanais.

Lu Alckmin revelou como se sentia ao entregar a nova leva de kits para a região. “Fico muito feliz em poder estar contemplando esta região com mais 87 kits. A padaria artesanal atrai os pais para a escola aos finais de semana. Enquanto os filhos desenvolvem atividades esportivas e culturais, eles participam dos cursos de panificação ministrados por profissionais capacitados pelo próprio Fundo Social. Os pães são nutritivos, saborosos e de alto valor comercial”, destacou Lu Alckmin.

Gabriel Chalita falou sobre a ampliação do papel da escola e a importância do trabalho do Fundo Social nesse contexto. “Há pouco tempo o papel da escola era informar. Com a revolução tecnológica, esse conceito mudou. A escola passou também a formar cidadãos. É com esse objetivo que o Fundo Social vem nos ajudando. Um dos eixos trabalhados no Programa Escola da Família é a geração de renda. Dentro da escola, a comunidade pode aprender diversos ofícios. Entre eles, o curso de panificação tem se destacado por contribuir para a geração de renda das comunidades das escolas que já possuem os kits”, ressaltou o secretário.

O comerciante Carlos Nascimento Santana, voluntário da Escola Estadual Marcílio Dias, em Guarujá, relatou sobre a contribuição do curso de panificação para sua vida. Sou dono de uma cantina escolar, antigamente eu apenas comercializa salgados e doces. Com o curso de panificação aprendi a produzir os assados, tortas, entre outros. Hoje eu mesmo produzo para vender, o que possibilitou aumentar a minha renda”, emendou.

A capacitadora Valdeline Galvão da Escola Estadual Pastor Alberto Augusto, em São Vicente, acrescentou que em sua escola o curso é apostilado. “É muito gratificante conferir o resultado final, quando a comunidade realmente consegue preparar um pão e mostra com orgulho a sua arte”, contou a professora.

Estiveram presentes no evento de entrega das padarias artesanais o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, o prefeito de Registro, Clovis Vieira Mendes, o secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Francisco Prado, o secretário adjunto de Estado da Educação, Paulo Alexandre Barbosa, o secretário adjunto da Cultura, Edmur Mesquita, presidentes municipais dos Fundos Sociais de Solidariedade, secretários municipais de Educação, entre outras presenças ilustres.

Renata Ferrarezi