• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 02/05/2005
Últimas Notícias

Lu Alckmin leva Padarias Artesanais para escolas

O evento foi realizado na Escola Estadual Amélia dos Santos Musa, em Ribeirão Preto, onde, no último sábado, 30, Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de […]

O evento foi realizado na Escola Estadual Amélia dos Santos Musa, em Ribeirão Preto, onde, no último sábado, 30, Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), entregou 110 kits de Padarias Artesanais para 110 escolas estaduais das regiões de Ribeirão Preto, Jaboticabal e Sertãozinho, todas integrantes do Programa Escola da Família. São unidades de ensino que abrem as portas nos finais de semana para a prática de atividades culturais, esportivas e de lazer. Até hoje já foram capacitadas mais de 3.500 escolas estaduais. O objetivo é levar o Programa Padarias Artesanais para toda a rede estadual de ensino.

 

 

 

 

Durante a cerimônia, Lu Alckmin, e o Secretário Adjunto da Educação, Paulo Barbosa, assistiram a apresentação do Coral formado por seis escolas do município de Jaboticabal e visitaram a Padaria Artesanal instalada na cozinha da escola anfitriã. Ainda aproveitaram a oportunidade para conferir os resultados das diversas atividades desenvolvidas por participantes do Programa Escola da Família.

Para Lu Alckmin, além de capacitar, gerar renda e emprego, a instalação da Padaria Artesanal nas unidades de ensino visa aproximar a comunidade do convívio escolar, o que os levará a valorizar o patrimônio público, evitando a violência e a entrada de drogas nas escolas. Seguindo o mesmo raciocínio, Maria Inês Zanqueta, diretora da Escola Estadual Basílio Rodrigues da Silva, localizada em Sertãozinho, resumiu: ”Não basta abrir janelas, é preciso aprender a olhar”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa de Capacitação, Geração de Renda e Emprego

O projeto de Padarias Artesanais faz parte do Programa de Capacitação, Geração de Emprego e Renda do Fundo Social de Solidariedade. Consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Os kits de padaria, compostos por forno, botijão de gás, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras, são captados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo junto à iniciativa privada e distribuídos gratuitamente a entidades e associações cadastradas, Fundos Municipais de Solidariedade e escolas. Cada kit custa, em média, de R$ 700 a R$ 1.200,00 dependendo da negociação do parceiro.

Iniciado há três anos, o Programa de Padarias Artesanais já conta com quase 7 mil unidades implantadas em todo o Estado, em cerca de 1.900 entidades sociais da Capital cadastradas no Fussesp, favelas e nos 645 municípios do Estado.

O Fundo Social, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, capacita, em sua sede, os agentes multiplicadores, que têm o compromisso de repassar em suas comunidades as técnicas de panificação, além de noções de saúde, higiene, ética e cidadania. Desde o início do programa, quase 14 mil pessoas foram capacitadas.

Christiane Rocha

Fotos: Eliana Rodrigues