A secretaria separou uma seleção especial de lugares para conhecer e aprender sobre a vida dos bandeirantes
Muitos bandeirantes são lembrados, até hoje, por terem encontrado riquezas e expandido as fronteiras da colônia portuguesa. Os mesmo, deram nomes a edifícios, cidades, ruas e praças, pois fizeram parte da história do nosso estado. Para que você saiba como era a vida na época desses aventureiros, a secretaria separou três casarões em São Paulo que narram – com suas construções e histórias da época – um pouco mais sobre essa realidade.
A Casa Sítio da Ressaca, por exemplo, é uma antiga construção da época colonial feita para abrigar os bandeirantes. Atualmente, mantém exposições culturais que encantam os visitantes. Outro lugar recomendado é o Sítio Morrinhos, em São Bento, que pertencia a uma família de agricultores na época bandeirista. E para finalizar o passeio, o museu Casa do Bandeirante é parada obrigatória. Nos anos 50, o lugar foi transformado em um memorial da história de São Paulo.
Você pode saber um pouco mais sobre esses lugares assistindo aos vídeos dos “Lugares de Aprender”, um projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em conjunto com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Confira:
Casa “Sítio da Ressaca”
O curioso nome deste local vem de sua história, uma vez que a sede do sítio, banhado pelo Córrego do Barreiro, também era chamado de Fagundes Ressaca. A Casa Sítio da Ressaca, que serve como espaço de exposições históricas e culturais, principalmente de dança e poesia caipira, se mantém de pé por tantos anos devido à técnicas utilizadas em sua construção, como as paredes de taipa de pilão.
Horários: De terça a domingo, das 9 às 17h;
Entrada: Gratuita;
Endereço: Rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3 – Jabaquara, São Paulo, SP;
Mais informações: http://www.museudacidade.sp.gov.br/sitiodaressaca.php.
Sítio Morrinhos
Antiga moradia de uma família de agricultores no período colonial, a casa do Sítio Morrinhos é uma típica construção da época dos bandeirantes. Posteriormente, a área foi comprada em leilão por representantes do mosteiro de São Bento. Depois de adaptar a estrutura com reformas, o sítio abrigou os monges beneditinos, conhecidos por suas rígidas doutrinas de rituais religiosos e trabalho.
Horários: De terça a domingo, das 9 às 17h;
Entrada: Gratuita;
Endereço: Rua Santo Anselmo, 102 – Jd. São Bento, (Santana). – São Paulo – SP;
Mais informações: http://www.museudacidade.sp.gov.br/sitiomorrinhos.php.
Casa dos Bandeirantes
Apesar de nunca ter sido morada de viajantes, a Casa dos Bandeirantes foi transformada em museu na década de 50. Em comemoração aos 400 anos da cidade de São Paulo, o local foi escolhido para reproduzir um sítio bandeirante, servindo para abrigar objetos e imagens de diversas da época. Atualmente, o local também abriga exposições que contam a história da cidade.
Horários: De terça a domingo, das 9 às 17h;
Entrada: Gratuita;
Endereço: Pça. Monteiro Lobato, s/nº – Butantã, São Paulo, SP;
Mais informações: http://www.museudacidade.sp.gov.br/casadobandeirante.php.