Apreveite o final de semana para visitar opções culturais em Santos, São Vicente e São Simão
Fazer um programa cultural com a família, seja na folga ou no fim de semana, no interior ou no litoral, sempre faz a gente se divertir e aprender muito. Pensando nisso a Secretaria da Educação separou para você três ideias de museus para passear, descobrir e se impressionar em São Paulo.
Começando pelo litoral Sul, dois lugares cheios de história são ótimas opções para o final de semana. O primeiro é a Fundação Arquivo e Memória de Santos, que, como diz o nome, guarda a história da cidade por meio de objetos de até três séculos de idade.
O outro é a Casa Martim Afonso, em São Vicente. O museu reproduz partes do passado do país, uma vez que é mantido na primeira cidade brasileira colonizada por Portugal. Contudo, se você quiser um roteiro pelo interior de São Paulo, não pode deixar de visitar a Casa de Cultura Marcelo Grassmann, que mantém um grande acervo de gravuras e xilogravuras do artista.
Para saber um pouquinho mais sobre esses museus, assista aos vídeos dos “Lugares de Aprender”, um projeto criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Confira:
Fundação Arquivo e Memória de Santos
Mantida em uma construção no topo de um pequeno morro, ou “outeiro”, a sede da Fundação Arquivo e Memória de Santos é um pequeno pedaço do passado deixado para trás, mas muito bem cuidado. O Outeiro Santa Catarina tem a função de manter viva a história da cidade, mantendo um acervo de objetos e imagens que vão até o século XVII. Além disso, a arquitetura do local já impressiona, pois fica em uma capela dois séculos mais velha.
Horários: De 2ª a 6ª, das 9h às 17h. Sábados e domingos, das 11h às 14h;
Entrada: Gratuita;
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 48, Centro – Santos – SP;
Mais informações: http://www.fundasantos.org.br.
Casa Martim Afonso
No litoral Sul de São Paulo existe um lugar com uma história um tanto misteriosa. Martim Afonso teria sido enviado, no início da colônia brasileira, para reforçar o poder da coroa portuguesa em São Vicente, uma vez que o “Bacharel”, Mestre Cosme Pessoa, se recusava a seguir as ordens vindas do país do qual foi expulso. A Casa Martim Afonso, com seu acervo de réplicas de objetos históricos e mapas da época da colonização, tem seu nome em homenagem ao representante português, mas historiadores ainda não comprovaram a existência do tal Bacharel.
Horários: De 3ª a domingo, das 10h às 18h;
Entrada: Gratuita;
Endereço: Praça 22 de janeiro, 469, Centro – São Vicente – SP;
Mais informações: http://cmartimafonso.blogspot.com.br.
Casa de Cultura Marcelo Grassmann
Marcelo Grassmann é um artista que representa, com gravuras em metal e xilografias, temas de cavaleiros, donzelas e monstros medievais. O estilo épico e fantástico das obras pode ser visto em suas diversas obras, muitas das quais mantidas na Casa de Cultura Marcelo Grassmann, na cidade de São Simão, interior de São Paulo.
Horários: De 2ª a 6ª, das 8h às 11h e das 13h às 17h;
Entrada: Gratuita;
Endereço: Rua Rodolfo Miranda, 242, Centro – São Simão – SP;
Mais informações: http://ccmgrassmann.saosimao.sp.gov.br.