• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 02/03/2012
Últimas Notícias

Lugares de Aprender: Conheça mais sobre a história de São Paulo

Quer saber mais sobre a história do estado de São Paulo? Visite os museus e memoriais que homenageiam nosso estado Com mais de 40 milhões de habitantes, São Paulo é o […]

Quer saber mais sobre a história do estado de São Paulo? Visite os museus e memoriais que homenageiam nosso estado

Com mais de 40 milhões de habitantes, São Paulo é o lar de muita gente. O estado possui enorme riqueza histórica e cultural, por ter recebido – e ainda receber – imigrantes do mundo todo. Por isso, por que não aproveitar o final de semana para conhecer um pouco mais sobre a nossa casa?

Nossa dica semanal traz três opções de locais que contam como o nosso estado chegou até aqui: A Estação Pinacoteca, o Museu dos Transportes Públicos e o Acervo do Palácio dos Bandeirantes. A Estação Pinacoteca possui uma história muito ligada ao estado de São Paulo, tendo sido sede de uma importante empresa ferroviária, da polícia do Estado e até uma prisão política.

Já o Museu dos Transportes Públicos homenageia a maneira de se locomover do paulistano, acostumado a ônibus, metrô e trens no seu dia a dia. Uma boa dica para quem deseja conhecer mais a história dos meios de transporte.  Para terminar, que tal um dos edifícios mais importantes de todo o estado de São Paulo? O Acervo do Palácio dos Bandeirantes abriga diversas obras de arte e objetos que são peças fundamentais do nosso passado.

Ficou interessado? Então veja os vídeos dos Lugares de Aprender, criados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação, e saiba um pouco mais sobre esses pontos marcantes da Grande São Paulo:

 

A Estação Pinacoteca pode representar, hoje, um centro cultural e artístico simbólico do nosso estado, mas seu passado é ainda mais marcante. O edifício abriga um acervo em memória da resistência paulista contra a ditadura, já que foi sede, durante esse período, de uma prisão política. Antes disso, fora a sede do Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS), após a época em que abrigou uma importante companhia ferroviária.

Horários: De 3ª a domingo e feriados, das 10h às 17h30, com permanência até as 18h;
Entrada: R$ 6,00, estudantes pagam R$ 3,00 (gratuita aos sábados), sendo que o ingresso é válido tanto para a Pinacoteca do Estado, quanto para a Estação Pinacoteca. Menores de 10 e maiores de 60 anos não pagam. A entrada para o Memorial da Resistência é gratuita;
Endereço: Largo General Osório, 66, Centro – São Paulo;
Mais informaçõeshttp://www.pinacoteca.org.br.

 

 

O transporte público sempre foi essencial para o estado de São Paulo e, para manter a sua história viva, Gaetano Ferolla fundou um museu apenas sobre esse assunto. Em meio a bondes e antigos carros de metrô, o visitante do Museu dos Transportes Públicos de São Paulo descobre muito mais sobre como essa parte importante da nossa história funcionava.

Horários: De 3ª a domingo, das 9h às 17h;
Entrada: Gratuita;
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 780 – Canindé, SP;
Mais informaçõeshttp://www.sptrans.com.br/museu.

 

 

O palácio do governo do estado de São Paulo não é apenas um local extremamente importante para o desenvolvimento e organização da nossa sociedade, mas também é um edifício cheio de arte e cultura. O Palácio dos Bandeirantes abriga um acervo de obras que são patrimônio histórico, expostos em áreas como a Galeria dos Direitos Humanos e a Sala dos Pratos.

Horários: De 3ª a domingo e feriados, das 10h às 17h (de hora em hora);
Entrada: Gratuita;
Endereço: Avenida Morumbi, 4500, Morumbi – São Paulo;
Mais informaçõeswww.acervo.sp.gov.br.

Clique aqui para conhecer outros destinos culturais!