• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 13/04/2012
Lazer

Lugares de Aprender: Passeie e aprenda com São Paulo neste final de semana

Aproveite o final de semana curtindo arte, cultura e história, tanto na capital, quanto no interior do estado Antes de sair por aí neste final de semana, que tal descobrir […]

Aproveite o final de semana curtindo arte, cultura e história, tanto na capital, quanto no interior do estado

Antes de sair por aí neste final de semana, que tal descobrir lugares novos onde você pode aprender sobre arte clássica, história do Brasil e a cultura dos nossos povos? Nossas dicas dessa semana levam você a três opções de passeios gratuitos em São Paulo.

Na Pinacoteca Miguel Dutra, em Piracicaba, ocorrem os Salões de Belas Artes e Arte Contemporânea, onde você vai entender um pouco mais sobre as expressões dos artistas brasileiros. Já em Itaoca, existe uma comunidade chamada Quilombo Cangume, um local que mantém viva a memória e a cultura do povo africano no Brasil. Para terminar, o Horto Florestal, na capital, abriga um verdadeiro palácio, que, além de casa de verão do Governador do Estado, abriga também um acervo de móveis e obras raras, que ficará aberto ao público só até domingo, então não deixe de visitar.

Para saber um pouco mais sobre os lugares indicados assista aos vídeos dos “Lugares de Aprender”, um projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação). Confira:

pinacoteca_miguel_dutra_336Pinacoteca Miguel Dutra

O Salão de Belas Artes de Piracicaba, que acontece desde 1955, e o Salão de Arte Contemporânea, são dois ótimos motivos para visitar a Pinacoteca Miguel Dutra. Além de diversas pinturas a óleo, desenhos, fotografias e esculturas, o local serve como memória dos artistas da Família Dutra, tradicional da região.

Horários: De 2ª a 6ª, das 8h às 17h.Sábados, Domingos e Feriados, das 14h às 18h;
Entrada: Gratuita;
Endereço: Rua Moraes Barros, 233, Centro – Piracicaba – SP;
Mais informaçõeshttp://semac.piracicaba.sp.gov.br/pinacoteca/.

 

quilombo_336Quilombo Cangume

O Quilombo Cangume, próximo à cidade de Itaoca, no interior de São Paulo, tem origens históricas, ligadas a época da escravidão no Brasil. Segundo a cultura local, o nome vem do escravo fugido João Cangume, um dos primeiros negros a se refugiar na região. Hoje a comunidade quilombola abriga descendentes desse povo, que tentam manter vivos os costumes de origem africana.

Endereço: Estrada Itaoca-Cangume, 8 km – Itaoca – SP;
Mais informações: (0XX15) 3557-7051 – Contato: Jaime.

 

palacio_do_horto_336Palácio do Horto

Construído em 1930, o Palácio do Horto mantém-se, desde 1940, quando foi reformado, como a moradia de verão do Governador do Estado de São Paulo. Além de sua função política, o local abriga uma parte do acervo estadual, como esculturas, móveis e pinturas raras, além de vários objetos comuns da época em que foi construído.

Horários: De Sábado e Domingo, das 9h às 15h, visitação de hora em hora;
Entrada: Gratuita;
Endereço: Rua do Horto, 931, Horto Florestal, São Paulo – SP;
Mais informaçõeshttp://www.acervo.sp.gov.br/palacios/palacio_horto.html.

 

Clique aqui para conhecer outros destinos culturais!