• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 05/04/2012
Últimas Notícias

Lugares de Aprender: Curta o feriado na capital e no interior do Estado

Confira as opções de passeios para você aproveitar os dias de folga, aliando cultura e diversão Que tal aproveitar o feriado para conhecer lugares diferentes e voltar com muitas novidades […]

Confira as opções de passeios para você aproveitar os dias de folga, aliando cultura e diversão

Que tal aproveitar o feriado para conhecer lugares diferentes e voltar com muitas novidades e histórias pra contar? Se você ainda não sabe para onde ir, não perca as dicas da Secretaria, que vão te levar a um universo de arte, tecnologia e cultura no Estado de São Paulo.

No Museu do Gás, aqui na capital, você pode descobrir tudo sobre uma das fontes de energia mais importantes. No Museu do Folclore de São José dos Campos, você vai conhecer a longa história e a rica cultura da região. E para terminar, que tal dar um pulo na Avenida Paulista para conhecer a Casa das Rosas, onde é possível viajar pelo universo da poesia por meio de diversos livros da biblioteca?

Você pode saber um pouquinho mais sobre esses lugares com os vídeos dos “Lugares de Aprender”, um projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação). Confira:

 

Museu do Gás

O antigo complexo de produção e distribuição de gás, localizado  no Brás, foi restaurado e serve como uma memória fixa da importância deste recurso energético na região. Apesar de hoje existirem equipamentos e processos de alta tecnologia para a produção de gás natural, o local mostra como eram os maquinários e a rotina das pessoas que traziam luz à cidade de São Paulo

Horários: De 3ª a 6ª, das 9h às 17h. Apenas com agendamento por e-mail (memoriadogas@energiaesaneamento.org.br);
Entrada: Gratuita;
Endereço: Rua Capitão Faustino de Lima, 134, Brás – São Paulo – SP;
Mais informaçõeswww.energiaesaneamento.org.br.

 

Museu do Folclore de São José dos Campos

As peças, ferramentas, objetos e representações da cultura e costumes da região de São José dos Campos são todos encontrados no Museu do Folclore da cidade. Separado em salas como a das tecnologias, da religiosidade e das festas, o casarão de 1930 mantém um importante acervo histórico, além de abrigar os ensaios e apresentações de jongo, dança de origem africana que é uma tradição do local.

Horários: 3ª a 6ª, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados e domingos, das 14h às 17h;
Entrada: Gratuita;
Endereço: Pq. da Cidade Roberto Burle Marx – Av. Olivo Gomes, 100 – São José dos Campos – SP;
Mais informações:http://www.fccr.org.br.

 

Casa das Rosas

Construída por Ramos de Azevedo, em 1935, a Casa das Rosas foi um presente à filha do criador, Lúcia. Situado na Avenida Paulista, hoje, além de ser uma lembrança do passado da primeira via pública pavimentada da cidade de São Paulo, o casarão abriga o acervo de Haroldo. A antiga biblioteca do autor brasileiro, que foi doada ao museu com o seu falecimento, em 2003, é o maior acervo de poesia concreta do país.

Horários: 3ª e 5ª, das 14h, às 16h. 4ª, das 10h às 14h, ou das 14h às 16h. Outros dias e horários apenas com agendamento;
Entrada: Gratuita;
Endereço: Avenida Paulista, 37 – São Paulo – SP;
Mais informaçõeshttp://www.poiesis.org.br/casadasrosas.

 

Clique aqui para conhecer outros destinos culturais!