• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 18/05/2012
Lazer

Lugares de Aprender: dicas de exposições, cinema e teatro para o fim de semana

Confira as recomendações da Secretaria da Educação para não ficar parado, se divertir e aprender na capital de São Paulo e no litoral Todo fim de semana você pensa em […]

Confira as recomendações da Secretaria da Educação para não ficar parado, se divertir e aprender na capital de São Paulo e no litoral

Todo fim de semana você pensa em fazer alguma coisa diferente, passear por São Paulo e conhecer novos lugares, mas nunca sabe por onde começar? Então aproveite nossas dicas para curtir um programa cultural com exposições, teatro e cinema, tanto na capital quanto no litoral do estado.

Um boa ideia de por onde começar é o Centro Cultural Banco do Brasil, no centro de São Paulo. Lá você pode participar de palestras e exposições gratuitas, ou até passar no cinema e no teatro sem ter que sair do local. Depois, passeie no Centro Universitário Maria Antônia, na Vila Albuquerque. O prédio que abrigava a antiga faculdade de filosofia da USP mantém, hoje, exposições artísticas com entrada gratuita. E quem estiver aproveitando a praia no litoral Sul, não pode deixar de passar na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, onde estão pinturas e retratos do artista brasileiro.

Saiba mais sobre esses lugares assistindo aos vídeos dos “Lugares de Aprender”, um projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em conjunto com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Confira:

 

centro_cultural_banco_brasil_336Centro Cultural Banco do Brasil

Onde funcionava a antiga sede do Banco do Brasil, no centro de São Paulo, hoje se encontra um centro cultural, com direito a exposições de arte, oficinas, auditórios de palestras, teatro e até cinema. Parecendo uma viagem no tempo para a época de ouro do café, o prédio ainda mantém a arquitetura, a decoração e os traços que o transformavam em um banco de luxo, voltado para os grandes fazendeiros e empresários da década de 20.

Horários: De 3ª a domingo, das 9h às 21h;
Entrada: Ingressos variam entre gratuitos e até R$ 6, dependendo da atividade;
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro – São Paulo – SP;
Mais informaçõeshttp://www.bb.com.br.


 

centro_universitario_maria_antonia_336Centro Universitário Maria Antônia

O “Ceuma” tem um papel importante na história de São Paulo. Ali aconteceu a Batalha da Maria Antônia, um trágico, mas marcante, evento político que se passou em 1968, durante a Ditadura Militar. O antigo prédio da faculdade de Filosofia da USP sofreu grandes danos no processo, mas hoje, reformado, serve com espaço de exposições culturais e como lembrança da luta estudantil.

Horários: De 3ª a 6ª, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h;
Entrada: Gratuita;
Endereço: Rua Maria Antonia, 258 e 294, Vila Buarque – São Paulo – SP;
Mais informaçõeshttp://mariantonia.locaweb.com.br.


 

pinacoteca_benedito_calixto_336Pinacoteca Benedicto Calixto – Santos

Pintor, historiador, professor e intelectual. Benedicto Calixto nasceu em Itanhaém, no litoral Sul de São Paulo, mas a Pinacoteca que leva seu nome fica na cidade de Santos, onde podem ser encontradas diversas obras do autor. Ele ficou conhecido por suas pinturas históricas, criadas por meio de muito estudo e pesquisa.

Horários: De 3ª a domingo, das 9h às 18h;
Entrada: Gratuita;
Endereço: Av. Bartolomeu Gusmão, 15, Boqueirão – Santos – SP;
Mais informaçõeshttp://www.pinacotecadesantos.org.br.

Clique aqui para conhecer outros destinos culturais!