sexta-feira, 20/04/2012
Lazer

Lugares de Aprender: Programação especial para a semana do índio

Na semana do índio, a Secretaria preparou dicas de passeios que levam a você os costumes e tradições das diferentes tribos Na última quinta-feira (19) foi comemorado o Dia do Índio, em homenagem às tradições e a cultura indígena, tão rica e repleta de detalhes. Um ótimo jeito de aproveitar essa semana especial é aprender […]

Na semana do índio, a Secretaria preparou dicas de passeios que levam a você os costumes e tradições das diferentes tribos

Na última quinta-feira (19) foi comemorado o Dia do Índio, em homenagem às tradições e a cultura indígena, tão rica e repleta de detalhes. Um ótimo jeito de aproveitar essa semana especial é aprender mais sobre os povos indígenas. Para isso, a Secretaria da Educação preparou algumas dicas de passeios para você mergulhar no tema.

Para conhecer um pouco mais sobre a cultura e os objetos dos povos indígenas – não só brasileiros -, mas de todo o mundo, vá ao Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Uma característica muito importante dos povos indígenas é a ligação com a natureza, então, por que não relaxar na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, no Morumbi, em São Paulo? Para terminar, uma das coisas mais importantes para os índios é a preservação do meio ambiente, e você pode aprender tudo sobre isso dando um pulo em Lins, no interior do Estado, para conhecer o Horto Florestal.

Para entender um pouquinho mais sobre esses lugares, assista aos vídeos dos “Lugares de Aprender”, um projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em conjunto com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Confira:

 

museu_arqueologia_336Museu de Arqueologia e Etnologia

Com um acervo de mais de 120 mil objetos e imagens, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) apresenta a visão da investigação científica da cultura e dos costumes de povos antigos americanos, europeus, africanos e asiáticos. Apesar disso, as exposições são focadas nos indígenas brasileiros e mostram as descobertas que formaram o que hoje vemos nos livros de história.

Horários: Terça a Sexta, das 10h às 12h e das 13h30 às 17h, Sábados, Domingos e Feriados, das 10h às 16h;
Entrada: Gratuita;
Endereço: Av. Professor Almeida Prado, 1466 – Cidade Universitária – São Paulo – SP;
Mais informaçõeshttp://www.mae.usp.br.

 

horto_lins_336Horto Florestal de Lins

No local onde funcionava o antigo Jardim Zoológico de Lins, agora se encontra o Horto Florestal. Além das flores e plantas ornamentais, que embelezam o lugar, o Horto também atua como uma área que preza pela preservação ambiental, ensinando aos visitantes, principalmente às crianças e alunos de escolas em visita, sobre a importância da natureza. O parque também mantém exposições sobre espécies de animais, insetos e plantas, bem como apresentações com fantoches para os pequenos.

Horários: De 2ª a 6ª, das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h; apenas por agendamento – (0xx14) 3532-4318;
Entrada: Gratuíta;
Endereço: Av. Arquiteto Luís Saia, 1930 – Lins – SP;
Mais informaçõeswww.novohorto.org.br.

 

fundacao_maria_luisa_336Fundação Maria Luísa e Oscar Americano

Desde 1948, o engenheiro Oscar Americano se preocupava em manter e preservar a natureza intacta em suas terras, na área que hoje abriga o bairro do Morumbi, em São Paulo. O resultado dessa iniciativa é, hoje, o parque da Fundação Maria Luísa e Oscar Americano, um espaço de 75 mil metros quadrados com mais de 120 mil espécies de plantas. Além da área natural, o local abriga um museu com objetos históricos.

Horários: De 3ª a Domingo, das 10h às 17h30;
Entrada: R$ 10, estudantes e maiores de 60 anos pagam R$ 5;
Endereço: Av. Morumbi, 4077, Morumbi – São Paulo – SP
Mais informaçõeswww.fundacaooscaramericano.org.br.

Clique aqui para conhecer outros destinos culturais!