• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 10/02/2012
Últimas Notícias

Lugares de Aprender: Saiba onde encontrar informação, lazer e cultura em São Paulo

Aproveite as dicas de passeios da Secretaria da Educação e divirta-se durante o final de semana Ainda não sabe o que vai fazer no final de semana? Que tal aproveitar para conhecer […]

Aproveite as dicas de passeios da Secretaria da Educação e divirta-se durante o final de semana

Ainda não sabe o que vai fazer no final de semana? Que tal aproveitar para conhecer um lugar novo para aprender, se entreter e curtir bastante? Existem vários desses lugares no estado de São Paulo. A FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), em parceria com a Secretaria da Educação do estado, elaborou uam série de  vídeos para mostrar como e onde encontrar os Lugares de Aprender.

Em fevereiro, você pode aproveitar para se divertir muito com o nosso Universo, os seres do nosso planeta e as inúmeras invenções que nos ajudaram a ser o que somos hoje, tudo no Catavento Cultural Educacional, bem ali no Parque Dom Pedro II. Se você preferir saber mais sobre a história da fundação do nosso País, num programa que mistura um passeio ao ar livre e um museu subterrâneo, é só ir até a Praça da Independência, no Ipiranga, para ver o Monumento à Independência. Além de tudo isso, se você mora próximo da cidade de Barretos, uma ótima opção é o Museu Ruy Menezes, que conta toda a história e a rica cultura que envolve o município do interior de São Paulo. Assista os vídeos e saiba um pouco mais sobre esses Lugares de Aprender:

 

Catavento Cultural e Educacional:

Logo ali, no parque Dom Pedro II, fica o Catavento Cultural e Educacional, primeiro palácio de exposições de São Paulo, quando ainda se chamava “Palácio das Indústrias”. Hoje, o local é um espaço para a cultura e tecnologia, tudo exposto em enormes áreas temáticas, como “universo” e “vida”. Além disso, vários aparelhos e atividades interativas estão à disposição dos visitantes, garantindo informação e entretenimento.

Horários: De 3ª a domingo, das 9h às 17h. Entrada até às 16h;
Entrada: R$ 6,00 (veja a tabela de meia entrada e isenção no site abaixo);
Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº – Parque Dom Pedro II – Sé – SP
Mais informaçõeswww.cataventocultural.org.br.


 

Monumento à Independência:

Um dos mais famosos monumentos paulistas, o Monumento à independência, foi fundado em 1926 e é uma referência da cidade no bairro do Ipiranga. Além das estátuas, da cripta e do acervo de imagens, simplesmente a visita ao Parque da Independência já é um belo passeio, principalmente para quem gosta da natureza.

Horários: De 3ª a domingo, das 9h às 17h;
Entrada: Franca. Visita orientada;
Endereço: Pça. do Monumento, s/nº – Ipiranga – SP

 

Museu Ruy Menezes:

O Museu Histórico, Artístico e Folclórico Ruy Menezes, a antiga prefeitura de estilo medieval da cidade de Barretos, abriga a história, a cultura e os costumes do povo local. Entre as salas desse casarão, é possível encontrar memórias da participação de Barretos em guerras, como a revolução de 32 e a segunda guerra mundial, além de diversos objetos e imagens que simbolizam a Folia de Reis, ícone da cidade do interior de São Paulo.

Horários: De 3ª a 6ª, das 9h às 18h. sábados e domingos, das 9h às 13h;
Entrada: Franca;
Endereço: Av. 17, nº. 311 – Pça. Francisco Barreto – Barretos – SP;
Mais informações: www.museuruymenezes.blogspot.com.

 

Clique aqui para conhecer outros destinos culturais!

Aproveite seu passeio e não perca as dicas da semana que vem!