sexta-feira, 27/04/2012
Lazer

Lugares de Aprender: Viaje pelo passado no interior de São Paulo

Conheça os locais históricos do Estado de São Paulo. Das linhas de trem, passando por nossa aviação até fósseis brasileiros de 9 mil anos Não é possível entender o presente […]

Não é possível entender o presente e o futuro se não conhecermos o passado, certo? Se depender da história de São Paulo, temos muito a aprender. Que tal aproveitar o feriado e fazer uma viagem pelo tempo no Estado de São Paulo, visitando cidades do interior que têm bastante história pra contar?

No centro econômico do país, nasceu o primeiro homem a sobrevoar o Atlântico-Sul, na cidade de Jaú. Existe também uma linha de trem que ia até o rio Paraná e que tem todo um museu dedicado ao seu passado, na cidade de Assis. Nessa jornada, não podemos esquecer Ouroeste, onde foram encontrados fósseis de civilizações brasileiras de nove milênios atrás.

Você pode saber um pouco mais sobre esses lugares assistindo aos vídeos dos “Lugares de Aprender”, um projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em conjunto com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Confira:

museu_municipal_jahu_336Museu Municipal de Jahu

Oaviador João Ribeiro de Barros é um dos filhos mais famosos da cidade de Jaú, no interior de São Paulo. Há 85 anos (completados amanhã, dia 28), ele foi o primeiro homem a sobrevoar o Atlântico Sul, abordo do hidroavião Jahú. O museu municipal da cidade é um local onde esta história pode ser revivida por todos os visitantes, por meio de objetos, imagens e exposições.

Para comemorar o aniversário do evento, o museu organizou uma exposição especial na Praça da República de Jaú, à partir das 10h da manhã. Trata-se de uma apresentação com réplica do avião Jahú, que irá pousar no lago da cidade às 19h. Além disso, atores vão estar no local para convidar os espectadores a assistir a peça teatral “Asas ao Vento”, que conta a história do voo. A apresentação teatral acontecerá logo em seguida no Teatro Elza Munerato, e é organizada pelo grupo “Epifania”.

Horários: De 2ª a 6ª, das 9h às 11h30 e das 12h às 17h. Sábados e feriados, das 13h às 17h;
Entrada: Gratuita
Endereço: Av. João Ferraz Neto, 201, Centro – Jaú – SP;
Mais informações: www.Jaú.sp.gov.br

museu_ferroviario_assis_336Museu do Ferroviário Agenor Francisco Felizardo

Em homenagem ao dia do ferroviário, que tal aprender mais sobre essa profissão na cidade de Assis? A antiga estação ferroviária de Assis, por onde passa a E. F. Sorocabana, linha-tronco do estado de São Paulo, indo até o Rio Paraná, hoje se tornou um museu temático do assunto. Com objetos de exposição, ferramentas e até uma réplica de uma locomotiva, o Museu do Ferroviário Agenor Francisco Felizardo mantém viva a história do transporte do nosso estado.

Horários: De 2ª a 6ª, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Fins de semana apenas com agendamento;
Entrada: Gratuita;
Endereço: Av. Rui Barbosa, 14, Centro – Assis – SP;
Mais informações: (0xx18) 3321-1891.

museu_agua_vermelha_336Museu Cultural e Arqueológico Água Vermelha

Em 1997, nas margens do lago de Ouroeste, no extremo interior de São Paulo, um pai e um filho estavam pescando, quando acharam objetos estranhos na terra. A história é curiosa mais é verdadeira. Os objetos encontrados eram fósseis de antigas civilizações brasileiras. O achado transformou a cidade em base para sítios arqueológicos instantaneamente. Já foram descobertas evidências de povos que viveram a até 9 mil anos atrás na região, que agora mantém um museu para expor suas descobertas, o Museu Água Vermelha.

Horários: De 3ª, 4ª e 6ª, das 9h às 16h. De 5ª, das 9h às 16h e das 19h às 22h;
Entrada: Gratuita;
Endereço: Av. dos Bandeirantes, 2090, Jardim Sarinha – Ouroeste – SP;
Mais informações: www.maav.com.br/museu.php .

Clique aqui para conhecer outros destinos culturais!