• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 14/11/2013
Pais e Alunos

Maca com amortecedor foi um dos projetos expostos na I Feira de Ciências

Objetivo dos alunos cientistas é diminuir o impacto dos pacientes durante o transporte

Pensando no bem estar dos pacientes que passam por intervenções cirúrgicas e precisam ser transportados de maca por ambulâncias ou até mesmo nos corredores dos hospitais, os alunos Natiely Fricati da Silva, Marcos Henrique Amoreira da Silva e Otávio Luiz Domingues de Oliveira Izidro Silva, todos com 16 anos, da E.E Jardim Amanda, em Hortolândia, interior do Estado, criaram o Sistema de Amortecimento de Macas Hospitalares (SIAMAH) para apresentar na I Feira de Ciências das Escolas de Tempo Integral.

Para apresentar o projeto durante o evento, os alunos montaram a miniatura de uma maca. “O objetivo é que as macas tenham molas para agir como amortecedores durante o transporte dos enfermos e proporcionar a eles mais conforto durante esse processo”, explica Natiely.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A ideia surgiu por meio da indicação da estudante Natiely, que já passou por cirurgias e sofreu com os impactos do transporte. “Quando precisei ser transportada percebi que as macas não oferecem esse cuidado e eu sofri muito quando o veículo passava por lombadas e buracos, além dos pisos com relevo no hospital”, lembra a jovem.

Feira de Ciências

A feira estava dividida por categorias como saúde, meio ambiente, energia e novas tecnologias, humanas, engenharia de materiais e exatas e química. No total, 24 trabalhos foram premiados e, destes, 18 participarão da Mostra Paulista (MOP), três terão o trabalho publicado na Revista InCiência, dois estarão presentes na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRAC), que acontece na Universidade de São Paulo (USP) em 2014, outros dois participarão da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Rio Grande do Sul e o grupo vencedor irá para Nova Iork representar o Brasil em uma feira de pré-iniciação científica. Conheça o projeto vencedor aqui.