quarta-feira, 02/05/2018
Governo do Estado de São Paulo
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Maio Amarelo Kids, um game que ensina e premia os participantes

São três categorias: “Familiar e Aluno”, “Educador e Escola” e “Equipe de Robótica”

O Maio Amarelo Kids é uma iniciativa de educação para o trânsito que propõe desafios sobre o tema por meio de um jogo lúdico e interativo. O game, além de ensinar, premia os melhores colocados na competição com um concurso cultural que termina em 31 de maio. As 10 melhores escolas e os 100 melhores alunos serão contemplados com kits da Lego.

O game foi desenvolvido pela ZOOM Education For Life, em parceira com o Observatório Nacional de Segurança Viária. O projeto incentiva a discussão da mobilidade em conjunto com crianças, familiares e instituições de ensino por meio de ferramentas digitais ou presenciais, em espaços públicos ou privados, e visa assim contribuir para uma sociedade mais saudável com gerações mais conscientes sobre o tema.

– Se você é aluno ou familiar, clique aqui para jogar

O familiar assiste aos vídeos sobre trânsito no aplicativo, aproveita situações do dia a dia para abordar o tema com as crianças e a estimula a procurar mais informações em outras fontes para melhorar seu desempenho. O aluno ou a aluna, por sua vez, recebe cinco novos desafios por semana durante o mês de maio, conversa com a família e os amigos, além de pesquisar informações sobre o tema, e resolve os desafios propostos pelo jogo.

O concurso cultural termina no dia 31 de maio de 2018. As 100 crianças com mais pontos ao final ganham o conjunto Lego Community Minifigure Set, e 1 criança e seu responsável serão convidados para a cerimônia de premiação durante o evento nacional do DENATRAN.

– Se você é professor ou escola, clique aqui para jogar

As escolas e professores devem incentivar seus alunos a participarem do jogo. Os pontos adquiridos pelos alunos contam para o desempenho da instituição no concurso. É necessário se cadastrar e compartilhar com os alunos o código da unidade, caso contrário não será possível contabilizar os pontos.

Depois, a escola deve realizar ações de educação para as boas práticas e bons comportamentos a serem seguidos no trânsito. Nesse link, é possível acessar materiais de apoio.

Ao fim do concurso, que termina em 31 de maio, as 10 escolas destaques ganham o conjunto Lego Green City Challenge Set. Uma escola destaque será convidada para a cerimônia de premiação durante o evento nacional do DENATRAN.

– Se você é de alguma equipe de Robótica, clique aqui para jogar

Caso você faça parte de uma equipe do Torneio Brasil de Robótica ou dos torneios internos das escolas parceiras da ZOOM, saiba que pode ser um embaixador deste movimento.

Incentive os alunos e as famílias da sua escola a participarem do jogo. As equipes que tiverem mais jogadores e com melhor desempenho ganharão benefícios exclusivos concedidos pelos organizadores dos torneios.

Mas não se esqueça de que é necessário fazer um cadastro e compartilhar com os seus impactados o código da equipe de robótica, assim todos serão identificados pelos organizadores do concurso.