quarta-feira, 16/10/2013
Releases

Maior concurso da história bate recorde e na região de Ribeirão Preto número de inscritos sobe 27,3%

Ainda é possível efetuar a inscrição até as 23h59 desta quarta-feira e balanço parcial da Secretaria registra média de 14,1 mil registros por dia A Secretaria da Educação do Estado […]

A Secretaria da Educação do Estado acaba de registrar um recorde de inscrições para o maior concurso da história do magistério paulista. Balanço ainda parcial mostra que até a noite desta terça-feira foram 283 mil inscritos, uma média de 14,1 mil registros por dia. Na região de Ribeirão Preto, o número de participações cresceu 27,3% na comparação com a última semana e chegou a 9,3 mil.

Os interessados ainda podem efetuar a participação pela internet já que o prazo é até as 23h59 desta quarta-feira. Mais informações estão no Portal da Educação:www.educacao.sp.gov.br.

No último concurso realizado pela Educação, em 2010, foram 260 mil inscrições totais, o que indica aumento de 8,8% neste novo certame. Também foi identificado que é amplo o interesse de professores que já atuam na rede como temporários em buscar a efetivação por meio do processo seletivo: até agora, 83,6% destes profissionais já fizeram inscrição para o concurso.

A prova prevista para o dia 17 de novembro acontece nos municípios-sede das 91 diretorias regionais de ensino do Estado. Serão 80 questões objetivas e duas dissertativas.  O conteúdo se refere à formação básica do professor e à formação específica de cada disciplina.

Podem participar educadores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio das disciplinas de Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia ou atuar nas áreas da Educação Especial.

As referências bibliográficas estão disponíveis para consulta (veja aqui).

Além do exame, o processo seletivo também é composto por uma avaliação de títulos. Todas as informações sobre a participação estão no edital publicado no Diário Oficial, que também traz informações complementares sobre o envio dos documentos (veja aqui)

“Estamos trabalhando para que, já em 2014, sejam chamados 20 mil profissionais. O concurso é mais um importante passo que, somado à política salarial e à consolidação de um plano de carreira inédito para os docentes, reflete o compromisso desta gestão pela valorização dos professores e pela garantia de um ensino de qualidade”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald

As vagas serão disponibilizadas regionalmente e cada candidato deve indicar pelo menos uma diretoria de ensino onde gostaria de trabalhar.

O salário inicial de um professor que leciona para classes de anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com jornada de 40 horas semanais, é de R$ 2.257,84, podendo chegar a R$ 6.390,78 de acordo com a evolução funcional. A rede estadual paulista tem uma política salarial que prevê um aumento escalonado de 45% em três anos. Em 2014, a remuneração inicial deste docente chegará a R$ 2.415,89. O valor do piso pago pelo Estado de São Paulo é 44% superior ao piso nacional.

Confira a galeria de fotos para download no link