quarta-feira, 30/01/2013
Sociedade

Maior feira de tecnologia da América Latina tem palestra sobre educação

Até o dia 3 de fevereiro, a Campus Party abre suas portas para milhares de amantes da tecnologia

A Wikipédia e o futuro da educação foi tema de uma das palestras da Campus Party, o maior evento de tecnologia da América Latina. Ministrada pelo consultor da Wikimedia Foundation e coordenador da Wikipédia na Universidade, Everton Zanella Alvarenga, a palestra abordou os esforços colaborativos com foco na aprendizagem e como ensinar pode ser uma boa forma de aprender.

Para o consultor, a internet trouxe grandes impactos para a educação. O projeto Wikipédia na Universidade, por exemplo, permite que professores envolvam alunos e o auxiliem a melhorar conceitos expostos na enciclopédia virtual. “Temos um exemplo de um estudante que começou a editar na Wikipédia e comenta que aprendeu a escrever melhor. É a ferramenta sendo usado para desenvolver habilidades importantes”, comenta Everton Zanella Alvarenga.

Além disso, o coordenador reforça a importância de filtrar o conteúdo da internet.”Temos que aprender a distinguir o que é bom e o que é ruim. É importante também propor e resolver problemas, não ter receio de fazer perguntas. Não existe problema em não saber algo e sim problema em continuar na ignorância”, afirma Everton Zanella Alvarenga.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Assim como a palestra sobre Wikipédia e educação, a Campus Party pretende colocar lado a lado jovens, representantes governamentais, empresas de tecnologia, universidades e escolas até o dia 3 de fevereiro.