• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 13/11/2013
Imprensa

Maioria dos inscritos no concurso histórico para professores é mulher e 40% têm entre 25 e 35 anos

Levantamento da Secretaria mostra o perfil dos participantes do exame que acontece dia 17

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo acaba de traçar o perfil dos profissionais que no próximo sábado, dia 17, participam do maior concurso do magistério paulista. O levantamento mostra que 66,4% dos candidatos são mulheres e a maioria  (50,8%) das pessoas interessadas em atuar na rede estadual presta certame público pela primeira vez este ano. 

Os dados foram feitos com base no questionário aplicado no momento da inscrição. Ao todo, foram 322,7 mil inscritos, aumento de 24,1% em comparação ao último concurso de 2010, quando foram 260 mil inscrições. No total são 59 mil vagas. O exame acontece nos municípios-sede das 91 diretorias regionais de ensino e os locais de prova serão divulgados nesta quarta-feira, dia 13. Mais informações no Portal da Educação: www.educacao.sp.gov.br.

Sobre o perfil do candidato, os números mostram que apesar de quase metade ter 36 anos ou mais (49), quatro em cada dez inscritos estão na faixa-etária entre 25 e 35 anos. A pesquisa mostra também que 42,5% dos inscritos têm entre 6 e 25 anos de experiência na área e 44,2% são casados. Os participantes podem consultar a bibliografia no Portal da Educação.

Estamos trabalhando para que, já no início de 2014, sejam chamados 20 mil profissionais. Conhecer o perfil dos docentes é importante para aperfeiçoarmos ainda mais as políticas em andamento que priorizam a valorização do servidor, exemplificadas pela oferta constante de cursos de formação e a construção em conjunto de um plano de carreira”, afirma o secretário da educação, professor Herman Voorwald.

Formação

Já quando aprovados no concurso, os candidatos passam por um curso específico na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (Efap). Após o ingresso na rede, os professores têm acesso constante às aulas e capacitações. Por meio da Efap foram registrados só este ano 105 mil participações de docentes em cursos, número 88,6% maior do que os 55 mil registrados em 2010.