• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 10/05/2013
Professores e Funcionários

Maioria dos professores tem compromisso com a qualidade do ensino

Valorização dos professores e demais funcionários está entre as prioridades do Governo de São Paulo

Em atendimento a pedido formal do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), na manhã desta sexta-feira (10/05) o secretário Herman Voorwald recebeu novamente representantes da entidade e reafirmou a eles que acompanhará no próximo semestre o comportamento da economia para avaliar com o Governo do Estado a possibilidade de mais avanços na atual política de valorização dos profissionais da Educação.

Cabe salientar que a partir de julho os docentes da rede estadual terão 8,1% de acréscimo nos salários, caso a Assembleia Legislativa aprove projeto de lei complementar encaminhado pelo Governo do Estado no dia 17 de abril. A iniciativa, que amplia a Política Salarial estabelecida no primeiro ano da atual gestão, elevará em 45,1% os ganhos da categoria entre 2011 e 2014.

A valorização dos professores e demais funcionários da rede estadual de ensino está entre as prioridades do Governo de São Paulo. Os professores da rede estadual paulista, que já ganham 33,3% mais que o piso nacional vigente, passarão a ter, a partir de julho, uma remuneração 44,1% maior que o vencimento mínimo estabelecido em decorrência da Lei Nacional do Piso Salarial Magistério Público. Cabe salientar que, a despeito das inverdades propagadas pelo sindicato, o Estado obedece ao limite máximo de dois terços da carga horária total para a jornada de trabalho docente em classe. Portanto, diferentemente da maioria das unidades da Federação, São Paulo cumpre integralmente essa legislação.

Por fim, cabe informar que dados parciais dos períodos da manhã e da tarde desta sexta-feira apontam que o registro de faltas teve oscilação de somente 1,9% do total de docentes em relação à média diária de ausências de aproximadamente 5%. Desse modo, a exemplo das últimas três semanas, as aulas foram ministradas regularmente nas escolas estaduais graças ao comprometimento da grande maioria dos professores da rede estadual de ensino, que tem demonstrado seu empenho por um ensino de qualidade e sua confiança no trabalho da Secretaria da Educação.