• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 27/03/2006
Últimas Notícias

Mais 195 kits de padarias artesanais entregues para escolas de nove diretorias de ensino

Agora, são 5.050 escolas estaduais a contar com as padarias e mais de 10 mil educadores capacitados Desde que assumiu a presidência do Fundo Social de Solidariedade do Estado de […]

Agora, são 5.050 escolas estaduais a contar com as padarias e mais de 10 mil educadores capacitados

Desde que assumiu a presidência do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), há mais de quatro anos, Lu Alckmin percorreu os 645 municípios do Estado, levando a todos eles a perspectiva de mudar a vida de uma parcela da comunidade. Ao entregar mais de novel mil padarias artesanais, sendo 5.050 em escolas públicas, a primeira dama de São Paulo cumpriu com o propósito que se colocou ainda em 2001, que era oferecer à população os meios para aprender a fazer pão e com ele saciar a fome e criar um recurso de renda familiar.

Na manhã de domingo, 26, ao lado do secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, e do secretário adjunto, Paulo Barbosa, a presidente do Fussesp fez a entrega simbólica de 195 kits de padarias artesanais para escolas estaduais das diretorias de ensino de Osasco, Centro, Centro Oeste, Centro Sul, Leste 1, Leste 2, Leste 3, Leste 4 e Leste 5. Ao som da fanfarra da Escola Estadual Armando Gaban, coordenada pelo professor José Sebastião Rodrigues, a cerimônia de entrega foi realizada nas dependências da Escola Estadual São Paulo da Cruz, no Jardim Santo Antônio, em Osasco, dentro das atividades do Programa Escola da Família.

10.100 educadores capacitados

Em meio às homenagens feitas pelos dirigentes de ensino e por autoridades do município, como a presidente do Fundo de Solidariedade local, Márcia Abreu, foi exaltado o exemplo de oportunidade dado pelas padarias artesanais, que já capacitou 10.100 educadores em todo o Estado. A missão de levar as padarias a todas as escolas, cumprida com a última entrega feita ontem, foi elogiada pelo secretário Gabriel Chalita, que agradeceu o empenho de Lu Alckmin em dotar o Programa Escola da Família com esse recurso de qualificação para o trabalho.

Gabriel Chalita destacou que a presidente do Fussesp entendeu e valorizou os talentos das pessoas envolvidas com o Escola da Família. “Ela soube multiplicar esses talentos de forma simples e é a simplicidade que nos aproxima de Deus. Sei do trabalho dos diretores, dos professores e da equipe do Escola da Família, que está levando o conceito bonito de educação a outros estados e outros países”. O secretário Chalita reconheceu as dificuldades de implantar um projeto desse porte, que abre mais de cinco mil escolas todos os fins de semana, em todo o estado, “mas aplaudimos quem tem garra e força para que esse sonho se multiplique, como vem acontecendo”.

Ninguém faz nada sozinho

Muito emocionada, Lu Alckmin fez questão de salientar que ninguém faz nada sozinho. “Desde que me propus a criar uma estrutura que ensinasse as pessoas a fazer pães, procurei empresários que pudessem se tornar parceiros e fomos capacitando a comunidade nos municípios e os educadores também. Hoje são nove mil padarias funcionando em todo o estado, graças a esse entendimento e ao esforço de cada um”. Além de ser um instrumento de geração de renda, as padarias nas escolas fortalecem o conceito de convivência, conforme destacou o secretário Gabriel Chalita, “pois os pais vêm para a escola e aprendem a cozinhar junto com os filhos. É simples e por isso é genial”.

Um exemplo de reconstrução de vida e de resgate da cidadania veio com o depoimento de Ronaldo Gonçalves de Souza, que emocionou a todos. Ele contou que esteve detido na Febem, em 2002, e lá fez um curso profissionalizante de panificação. Ao sair, em 2003, conheceu pessoas do Programa Escola da Família e foi convidado a dar aula nas padarias artesanais de duas escolas do Programa. “Da coisa ruim que é ficar detido na Febem, nasceu uma coisa boa que é dar aula na padaria artesanal”, reconheceu o jovem Ronaldo, de 20 anos de idade.

A cerimônia foi encerrada com apresentação de dança moderna pela Escola Estadual Lygia de Azevedo Souza e Sá, coordenada por Emanuel Pinheiro Júnior, do Programa Escola da Família da Diretoria de Ensino Centro Oeste. Além dos 195 kits entregues ontem, outros 60 foram destinados a escolas do Interior, nas cidades de Campinas, Sumaré, Marília, Presidente Prudente, Catanduva, Jaboticabal e Jaú.