• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 06/12/2004
Últimas Notícias

Mais 50.000 professores vão receber apoio para compra de computador

Inscrições já estão abertas no site Mais 50.000 professores efetivos da rede estadual de ensino já podem se inscrever, a partir de hoje, no site da Secretaria de Estado da […]

Inscrições já estão abertas no site

Mais 50.000 professores efetivos da rede estadual de ensino já podem se inscrever, a partir de hoje, no site da Secretaria de Estado da Educação para o Programa de Inclusão Digital do Professor. O lançamento oficial foi feito neste sábado, dia 4 de dezembro, na Escola Estadual Capitão Pedro Monteiro do Amaral, pelo governador Geraldo Alckmin, o secretário Gabriel Chalita e o presidente da Nossa Caixa, Carlos Eduardo da Silva.

Com um investimento de R$ 50 milhões, a Secretaria da Educação vai beneficiar 50.000 professores, que receberão R$ 1.000,00 para compra de computador à sua escolha.

O restante do valor do equipamento será financiado pela Nossa Caixa, numa linha especial de financiamento, a juros reduzidos de 2,8% para 2,0% ao mês. O valor da prestação será debitado em folha de pagamento e não poderá ultrapassar 40% dos vencimentos.

Esta é a segunda etapa do programa iniciado em 2002 e que até agora já permitiu que 49.511 educadores recebessem computadores com o financiamento especial, e não apenas isto, mas participassem também de cursos presenciais e online de capacitação no uso de softwares educacionais e no uso da Internet aplicada à educação. A única ressalva do programa é de que os educadores que já receberam financiamento na primeira etapa do programa não poderão se inscrever novamente, mas poderão, se desejarem, fazer novamente o curso de capacitação em informática no ano que vem.

O programa inclui recursos para implantação de laboratórios de informática nas escolas que restam para completar 100% de toda a rede estadual de ensino. Hoje, o Estado de São Paulo já tem o melhor índice de informatização e conectividade à Internet de todas as redes estaduais de ensino, segundo os Indicadores Sociais do IBGE (72,3% no ensino fundamental e 94,4% do ensino médio). O secretário da Educação, professor Gabriel Chalita, assegurou que até março de 2005 todas as escolas estaduais estarão dotadas de laboratórios para alunos e professores, graças ao histórico investimento do Governo do Estado.

Para a solenidade de lançamento desta segunda etapa do programa, o governador Geraldo Alckmin escolheu um sábado, de modo que pudesse presenciar o funcionamento do Programa Escola da Família. A escola estadual Capitão Pedro Monteiro do Amaral, dirigida por Sidemar Antonio Perini, estava em total atividade, como sempre é registrado aos fins-de-semana.

O governador e o secretário tiveram oportunidade de acompanhar a apresentação do grupo “Embatucadores”, formando por alunos da própria escola.