quarta-feira, 26/02/2003

Mais de 1.200 alunos da E.E. Filinto Müller participarão do SARINTO – avaliação própria de rendimento escolar

A E.E. Senador Filinto Müller, situada na região de Diadema, desenvolve o SARINTO da Filinto há dois anos. O SARINTO- Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar da Filinto – é […]

A E.E. Senador Filinto Müller, situada na região de Diadema, desenvolve o SARINTO da Filinto há dois anos. O SARINTO- Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar da Filinto – é feito todo início de ano para avaliar o ensino, a partir do desempenho do aluno, objetivando promover a melhoria da qualidade de ensino. “É um dos principais diferenciais da escola , os alunos o consideram um bom desafio e uma maneira de auto-avaliação”, explica a diretora Clélia Sales.

O SARINTO segue os parâmetros do SARESP – avaliação anual promovida pela Secretaria de Estado de Educação – destinada a todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio para diagnosticar o nível de conhecimento e poder identificar eventuais problemas de aprendizagem.

O SARESP é um dos instrumentos utilizados no monitoramento das políticas de educação e na tomada de decisões quanto às medidas pedagógicas a serem empreendidas pelos gestores e educadores da Secretaria do Estado de Educação, Coordenadorias de Ensino e escolas.

Inicialmente, em 2001, a escola Filinto Müller avaliou as 3ª séries do Ensino Médio- análise da série terminal e, em 2002, as séries iniciais – 5ª séries do Ensino Fundamental e 1ª séries do Ensino Médio. Neste ano, 1.287 estudantes participarão do SARINTO, com alunos da 6a, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Dessa forma, é possível fazer um planejamento letivo anual e ajudar cada aluno a superar suas dificuldades em matérias. Inicialmente, havia testes de Língua Portuguesa e Matemática, hoje há questões de Matemática, Português, História e Geografia e são aplicados durante o horário de aula.

O sistema iniciou-se em 2.000, quando a diretora ouviu falar do SAROLDO -SARESP da E.E. Leopoldo Santana no Capão Redondo, durante uma reunião realizada em Serra Negra no Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio. Foi então que surgiu a idéia do SARINTO, que começou a ser aplicado em 2001.

O SARINTO surgiu da necessidade de estimular e sistematizar discussões pedagógicas entre os professores com a direção, a fim de estruturar projetos de intervenção no ensino, além de obter uma cultura avaliativa da escola.

Houve uma visível melhora no rendimento e também nos conceitos bimestrais dos alunos. Os professores apresentaram maior participação nas reuniões de HTPC- horas de trabalhos pedagógicos- e reuniões pedagógicas. “É notória a preocupação dos educadores nos resultados do SARINTO e na preparação de aulas para sanar falhas constatadas. Os parâmetros apresentados no SARINTO norteiam o trabalho dos professores”, comenta Clélia.

O dia do SARINTO é um dia especial, onde o aluno responde a 30 ou 40 questões de múltipla escolha e também faz uma redação. A correção é feita pelos professores, assim como a análise dos gráficos e síntese dos acertos e erros .O resultado final é trabalhado nos HTPC e reuniões pedagógicas.

A APM – Associação de Pais e Mestres – tem participação ativa e integrada em todos estes anos. Com recursos arrecadados em festas, os representantes financiam xerox das provas, fiscalizam a aplicação dos testes, acompanham a correção e, gentilmente , este ano doarão doces ao estudantes que participarem.

“A escola estará trabalhando no planejamento das atividades que serão realizadas durante todo o ano letivo, a fim de sanar as dificuldades apresentadas na avaliação”, explica a diretora.

Paola Martins