• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 19/05/2014
Pais e Alunos

Mais de 10 mil estudantes de escolas de tempo integral terão aula de robótica online

Curso ampliará conhecimento nas disciplinas de Física e Matemática. Projeto tem início em 60 escolas

A partir dessa segunda-feira (19), mais de 10,5 mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 60 Escolas de Tempo Integral iniciam o primeiro curso de robótica online da rede estadual. A plataforma, desenvolvida pela Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp), ampliará o conteúdo das disciplinas de Física e Matemática. Ao final do curso, cada turma terá a missão de construir um protótipo de robô.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Serão oferecidos cinco módulos aos alunos no contraturno das aulas, durante as oficinas curriculares, por professores capacitados pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo (EFAP). Todo conteúdo do curso de robótica foi elaborado pelas equipes de Física e Ciências da Secretaria.

Voltado para a iniciação científica, o curso foi criado a partir de um software livre e gratuito conhecido como Scratch, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Já a placa utilizada é chamada Arduíno, considerada o cérebro do curso, que torna a robótica mais acessível a todos, até mesmo para quem não domina o assunto.

“É muito importante estimular a capacidade criativa dos estudantes das mais diversas formas. Levar o que há de mais moderno, como a placa Arduíno, e um kit tão completo quanto esse ao alcance dos nossos alunos é um grande passo para fomentarmos o interesse pela iniciação científica e para a solução em situações de problema”, explica a coordenadora da Evesp, Ana Carolina Lafemina.

Além da plataforma, as escolas participantes receberão seis mil kits com 37 itens, como sensor de temperatura e placas de led. O material será utilizado na construção de cada protótipo de robô. O programa ficará disponível nas salas do Acessa Escola, projeto pioneiro de inclusão digital da Educação.