• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 08/11/2013
Imprensa

Mais de 100 mil alunos da rede estadual são capacitados para ajudar na prevenção ao uso de drogas

Programa feito em parceria com a Secretaria da Segurança objetiva envolver toda a comunidade nas ações preventivas realizadas nas escolas         Levantamento feito a pedido da Secretaria da Educação do […]


Programa feito em parceria com a Secretaria da Segurança objetiva envolver toda a comunidade nas ações preventivas realizadas nas escolas

        Levantamento feito a pedido da Secretaria da Educação do Estado mostra que, somente este ano, mais de 100 mil alunos da rede estadual foram formados para atuarem na prevenção ao uso de drogas nas comunidades escolares em que vivem.

        Os dados são do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizado em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e com a Polícia Militar. Até outubro deste ano, passaram pela capacitação 102.613 mil estudantes de 10 a 14 anos, de 345 escolas estaduais da capital e 534 de unidades escolares do interior.

        O Proerd leva às escolas aulas diferentes sobre os malefícios do uso de entorpecentes, do álcool e do cigarro. Também são abordados temas como a importância de não experimentar drogas e o que fazer caso algum colega ou familiar apresente indícios de uso de entorpecentes. Nesta quinta-feira, dia 7, o programa completa 20 anos e os dados mostram que apenas entre 2011 e 2013 foram 523 mil estudantes da rede estadual de ensino formados para atuar como elo preventivo em suas famílias e vizinhança.

        “Uma das principais atuações da educação paulista é para envolver a comunidade e os pais em programas preventivos a assuntos tão complexos como o uso de drogas. O Proerd está alinhado aos outros projetos importantes que desenvolvemos, como o professor-mediador, um educador capacitado para atuar e prevenir conflitos escolares”, afirma o secretário da Educação do Estado, professor Herman Voorwald.

        O Proerd é inspirado na técnica americana Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E). As aulas baseiam-se em 10 lições para alunos de 5º a 8º ano e em cinco encontros entre pais e professores. A duração é de 45 a 60 minutos, uma vez por semana.