• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 07/11/2013
Sociedade

Mais de 100 mil alunos são capacitados para ajudar na prevenção ao uso de drogas

Parceria com a Secretaria da Segurança tem como objetivo envolver a comunidade nas ações preventivas

Mais de 100 mil alunos da rede estadual foram formados para atuarem na prevenção ao uso de drogas nas comunidades escolares em que vivem. É o que mostram os dados do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizado em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e com a Polícia Militar. Até outubro deste ano, passaram pela capacitação 102.613 mil estudantes de 10 a 14 anos, de 345 escolas estaduais da capital e 534 de unidades escolares do interior.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O Proerd leva às escolas aulas diferentes sobre os malefícios do uso de entorpecentes, do álcool e do cigarro. Também são abordados temas como a importância de não experimentar drogas e o que fazer caso algum colega ou familiar apresente indícios de uso de entorpecentes.

Nesta quinta-feira, dia 7, o programa completa 20 anos e os dados mostram que apenas entre 2011 e 2013 foram 523 mil estudantes da rede estadual de ensino formados para atuar como elo preventivo em suas famílias e vizinhança.

“Uma das principais atuações da educação paulista é para envolver a comunidade e os pais em programas preventivos a assuntos tão complexos como o uso de drogas. O Proerd está alinhado aos outros projetos importantes que desenvolvemos, como o professor-mediador, um educador capacitado para atuar e prevenir conflitos escolares”, afirma o secretário da Educação do Estado, professor Herman Voorwald.

Sobre o Proerd

O Proerd é inspirado na técnica americana Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E). As aulas baseiam-se em 10 lições para alunos de 5º a 8º ano e em cinco encontros entre pais e professores. A duração é de 45 a 60 minutos, uma vez por semana.