• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 08/11/2012
Imprensa

Mais de 12 mil estudantes irão realizar a prova do Acessa Escola neste domingo

Alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio da rede em todo o Estado participam do processo seletivo para estágio nas salas de informática do programa Mais de 12 mil estudantes […]

Alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio da rede em todo o Estado participam do processo seletivo para estágio nas salas de informática do programa

Mais de 12 mil estudantes da rede estadual irão realizar no próximo domingo, dia 11, a prova do processo seletivo para estágio nas salas de informática do programa Acessa Escola, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. As vagas são para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio. A avaliação acontece nas 91 diretorias regionais de ensino em todo o Estado. Os candidatos podem consultar os locais do exame no site da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), no endereço http://estagios.fundap.sp.gov.br.

A prova terá três horas de duração, com início as 13h. O candidato deverá comparecer ao local designado com antecedência mínima de 30 minutos, munido de caneta (azul ou preta), lápis preto nº 2, borracha e um documento de identificação original com foto, como identidade, carteira nacional de habilitação ou carteira profissional.

Os estudantes serão avaliados em língua portuguesa, matemática, informática e conhecimentos gerais. De caráter classificatório, a prova será objetiva, composta por 30 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas.

Para Evelin Teixeira da Silva, ex-estagiária do Programa Acessa Escola, a atividade contribuiu para sua escolha profissional. Atualmente, a jovem de 21 anos cursa análise e desenvolvimento de sistemas na faculdade e faz planos para atuar na área. “Prestei concurso para Polícia Militar e fui aprovada. Recentemente recebi um convite para trabalhar no desenvolvimento do site da corporação e estou aguardando minha transferência para o setor”, conta.

A estudante concluiu o Ensino Médio em 2009, na Escola Estadual Doutor Carlos Augusto de Freitas Villalva Júnior, localizada na zona sul de São Paulo. Ainda segundo Evelin, atuar como estagiária na unidade também foi importante para o seu desenvolvimento pessoal. “Todas atividades que propiciam um conhecimento extra é bom. Recebemos noções de informática e compartilhamos com os colegas. É importante essa troca de conhecimento”, pontua.

Participam desse processo seletivo 3.464 escolas de Ensino Médio em diversas regiões do Estado. O processo seletivo vai suprir a demanda de estágio existente ou formar um banco de reserva nas escolas participantes do programa. Dessa forma, não há número definido de vagas.