• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 17/10/2013
Imprensa

Mais de 15 mil alunos da rede estadual fazem prova no domingo para atuarem como estagiários do Acessa Escola

No total são 2 mil vagas com bolsa de R$ 380, além do auxílio-transporte

A Secretaria da Educação do Estado realiza no próximo domingo, dia 20 de outubro, a prova de seleção para alunos da rede estadual atuarem como estagiários do Acessa Escola, programa pioneiro de inclusão digital da rede de ensino. No total, mais de 15 mil estudantes disputam as 2 mil vagas oferecidas. Os selecionados recebem bolsa no valor de R$ 380, além do auxílio transporte, para auxiliarem no atendimento das salas de informática das escolas.

A prova acontece a partir das 13h e é importante ficar atento à mudança do horário de verão. Os candidatos podem conferir o local de prova no Portal da Educação: www.educacao.sp.gov.br. O processo seletivo não é eliminatório e, sim, classificatório, o que indica que os alunos não chamados na primeira convocação podem ser acionados em outras oportunidades. Os resultados devem ser publicados a partir da primeira semana de novembro.

O Acessa Escola, realizado com a coordenação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), oferece acesso livre à internet nas salas de informática das escolas da rede pública estadual, além de permitir o desenvolvimento de projetos pedagógicos com uso de tecnologia. Os estudantes estagiários são figuras centrais do programa. Eles trabalham diariamente para auxiliar a comunidade escolar no uso seguro da internet em horário oposto ao das aulas.

Hoje o programa conta com 9 mil alunos estagiários, todos devidamente capacitados em cursos de formação. Os novos alunos se juntarão a esse número e atuarão nas 3.723 unidades escolares que atualmente já contam com o programa ou nas outras 453 escolas que serão contempladas com o Acessa até o fim do primeiro semestre de 2014.

“O Acessa é a porta de entrada para conteúdos de qualidade na internet, passo fundamental e importante no processo educativo. Levantamento da Secretaria mostra que em 5 anos de existência do programa foram contabilizados cerca de 83 milhões de atendimentos, uma média de 45,4 mil por dia”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Um projeto por dia

Além do estágio e da preparação para o mercado de trabalho, os alunos também são incentivados a criar projetos virtuais que auxiliam a comunidade escolar no uso da internet de forma segura e voltada à cidadania. Em média, eles criam um novo projeto por dia, como blogs, sites, oficinas e ações multimídia. Entre as iniciativas estão blogs de incentivo à leitura, videoclipes de direitos humanos e tutoriais para o uso seguro da internet.