São oferecidas 31.207 vagas para estudantes da 2ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual
O prazo para inscrições termina na próxima sexta-feira (14/10)
A Pasta investe R$ 60 milhões no programa, que conta com 230 instituições de ensino técnico credenciadas em 95 municípios
Mais de 17 mil estudantes em todo o Estado já se inscreveram no programa Rede Ensino Médio Técnico. Lançado em julho deste ano pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald, o programa tem como proposta articular a rede estadual ao ensino técnico. Nessa primeira etapa, são oferecidas 31.207 vagas para alunos da 2ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de 230 instituições de educação profissional habilitadas pela Secretaria da Educação em 95 municípios.
O prazo de inscrições termina na próxima sexta-feira (14/10). Os interessados podem se cadastrar no portal da Secretaria, que também dispõe da relação dos cursos ofertados. Caso o número de inscritos supere o de vagas, os alunos serão escolhidos por meio de sorteio, que será realizado em 20 de outubro, respeitando a distribuição proporcional a todas as regiões.
O aluno selecionado cursará o Ensino Médio na rede estadual e o técnico em uma das instituições credenciadas pela Secretaria mediante chamada pública. São oferecidos 432 cursos no total, que contemplam 58 áreas, em diferentes setores da economia, como o sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, dentre vários outros. A carga horária varia de 800 a 1.200 horas. O início das aulas está previsto para novembro.
Para fevereiro de 2012, está previsto um novo edital de credenciamento, que possibilitará a oferta de mais 125 mil vagas. A expectativa é que as novas turmas possam iniciar os cursos já no começo do segundo semestre. A meta para 2014 é beneficiar cerca de 420 mil estudantes do Ensino Médio.