• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 09/10/2013
Releases

Mais de 2 mil escolas estaduais oferecem merenda especial para o Dia das Crianças

Secretaria de Estado da Educação elaborou cardápios com pratos como tortas de morango e pavê colorido para unidades que atendem 1,1 milhão de alunos         A Secretaria da Educação do […]

Secretaria de Estado da Educação elaborou cardápios com pratos como tortas de morango e pavê colorido para unidades que atendem 1,1 milhão de alunos

        A Secretaria da Educação do Estado preparou um cardápio festivo em comemoração ao “Dia das Crianças”. Receitas como torta de morango, pavê colorido e rocambole saudável, além de uma lista de ingredientes especiais, foram oferecidas a 1,1 milhão de alunos que estudam nas mais de 2 mil escolas do Estado participantes do Programa de Alimentação administrado diretamente pela Secretaria.

        As unidades de ensino integrantes do Programa foram orientadas a utilizarem a verba adicional já prevista no orçamento da merenda escolar de outubro, no total de R$ 549 mil, para aquisição de diversos itens para compor a merenda especial. Cada escola decide em qual data servirá a refeição especial até a próxima sexta-feira, dia 11, véspera do Dia das Crianças.

        Todas as unidades participantes receberam um passo a passo sobre a preparação de receitas para serem incorporadas ao cardápio e uma seleção de ingredientes sugeridos, como milho para pipoca, sorvete e gelatina. As escolas também poderão elaborar pratos como sanduíche de carne louca, X-salada e torta de iogurte natural. Também foi indicada a utilização de alimentos coloridos e saudáveis para a composição dos pratos especiais, como pimentão e salada e frutas.

        A diretora técnica do Centro de Supervisão e Controle do Programa de Alimentação Escolar, Andreia Regina Ignácio dos Santos, explica que a proposta é não abandonar as refeições equilibradas nem mesmo nas datas festivas. “Nossos alunos sempre são orientados a consumir doces com moderação e o cardápio especial também deve conter alimentos saudáveis”, afirma.

        A Secretaria da Educação do Estado elabora e serve refeições compostas com alimentos selecionados e fabricados especialmente para serem consumidos com baixo teor de sódio e gorduras, ricos em vitaminas e minerais, em especial, Ferro, Cálcio e Vitamina C.

Confira uma receita da merenda de “Dia das Crianças”:


ROCAMBOLE DE RISOTO

Ingredientes:

Massa:

* 4 litros de leite

* 4 dúzias de ovos

* 1,5 litros de óleo

* 8 xícaras de chá (830g) de amido de milho

* 7 quilos de risoto

* 4 pacotes de queijo parmesão ralado

* 10 colheres de sopa (140g) de fermento em pó

Recheio:

* Óleo para refogar

* 8 cebolas picadas

* 14 dentes de alho amassado

* 2 pimentões picados

* 4 cenouras raladas

* 3 quilos de frango desfiado

* 10 tomates picados

 

Modo de Preparo:

No liquidificador, adicione o leite, os ovos, o óleo, o amido de milho, o risoto cozido e o queijo parmesão ralado. Bata até obter uma mistura homogênea. Adicione o fermento por ultimo na massa.

Divida a massa em duas fôrmas previamente untadas com papel manteiga até atingir cerca de 2 cm de altura e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos ou até que a massa esteja cozida.

Para o recheio, refogue no óleo a cebola, o alho, o pimentão, a cenoura com o frango. Adicione os tomates e cheiro verde por último.

Retire a massa do forno e, ainda quente, desenforme sobre o papel manteiga, distribua o recheio sobre massa, reservando cerca de 2 cm de cada lado sem recheio para selar o rocambole e não vazar o recheio. Enrole para adquirir a forma de rocambole.


Rendimento:
100 porções (200g cada)


Tempo de preparo:
Aproximadamente 1h30