sexta-feira, 20/04/2012
Imprensa

Mais de 220 mil candidatos fazem domingo prova de concurso para agente de organização escolar

Há 226.863 inscritos para a avaliação, sendo 3.758 somente na região do Vale do Ribeira O exame será realizado nos municípios-sede das 91 diretorias regionais de ensino da rede estadual […]

No próximo domingo (22/04), será realizada a prova do concurso público destinado ao preenchimento de 9.932 cargos de agente de organização escolar (AOE), dos quais 52 são para escolas estaduais localizadas na região do Vale do Ribeira. Do total de 226.863 inscritos, 3.758 são da região. A avaliação será realizada nos municípios-sede das 91 diretorias regionais de ensino.

Os candidatos podem consultar o local e horário de realização da prova no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br) e no Cartão Informativo encaminhado via e-mail. Caso o candidato não tenha recebido as informações e não consiga acessá-las no endereço eletrônico indicado, ele deverá entrar em contato com a Fundação Vunesp, pelo telefone (11) 3874-6300, hoje (20/04), até as 20h (horário de Brasília). O edital de convocação para a realização das provas foi divulgado no Diário Oficial do Estado no último dia 6.

O candidato deverá comparecer ao local de prova até as 12h, ou seja, 60 minutos antes do fechamento dos portões, portando caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis nº 2, borracha e documento de identificação original com fotografia (como carteiras de identidade, de habilitação, de trabalho, de órgãos de conselhos de classe e de previdência social ou certificado de reservista).

A prova será objetiva e deverá ser concluída em no máximo quatro horas. A avaliação será composta por 80 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma, sobre conhecimentos gerais e específicos e informática. Está prevista para o fim de maio a publicação da relação de aprovados no exame, na qual constará o período para entrega de títulos daqueles participantes que tiverem acertado pelo menos 50% da prova. Os candidatos serão classificados somente após a entrega de títulos.

Para o ingresso, os candidatos deverão atender às seguintes exigências: possuir nacionalidade brasileira; ter idade mínima de 18 anos completos; estar em situação regular com a Justiça Eleitoral; estar em dia com as obrigações do Serviço Militar (para os candidatos do sexo masculino); não registrar antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos; possuir certificado de conclusão em curso de nível médio ou equivalente, reconhecido pela Secretaria da Educação; ter conhecimentos de informática; apresentar os originais do certificado de sanidade e capacidade física, emitido pelo órgão médico oficial do Estado de São Paulo.

A iniciativa tem por objetivo o provimento de cargos vagos e outros que forem desocupados ou autorizados no decorrer do prazo de validade do certame, que é de dois anos, a partir da homologação do mesmo, podendo ser prorrogado por igual período.

A função do agente de organização escolar é dar suporte às ações da Secretaria da Educação e atender à comunidade da escola, de acordo com as necessidades da respectiva unidade de ensino. Entre suas atribuições, estão: zelar pelo bem-estar dos alunos e pela estrutura física da unidade; orientar os estudantes quanto às normas de conduta previstas no regimento escolar; controlar a movimentação dos estudantes nas dependências da escola e imediações; auxiliar na manutenção da disciplina geral. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o salário é de R$ 800.

Data da prova: 22 de abril (domingo)

Horário de apresentação: 12h

Horário de fechamento dos portões: 13h

Duração total da prova: quatro horas