• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 27/05/2014
Pais e Alunos

Mais de 3,5 milhões de alunos paulistas fazem prova da Olimpíada de Matemática

Exame que acontece nessa terça-feira movimentará 18 milhões de estudantes em todo o Brasil

Acontece nessa terça-feira (27) a primeira fase de provas da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O exame vai movimentar 3,5 milhões de alunos de 5,2 mil escolas estaduais paulistas. Em todo o Brasil, participam da competição 18 milhões de estudantes matriculados entre o 6º ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Após o exame, as próprias escolas deverão enviar para a organização da competição, até 10 de junho, os cartões resposta dos alunos selecionados para a segunda fase. Em 13 de agosto, serão divulgados os nomes dos classificados para a segunda etapa e os locais de prova. A avaliação final acontece no dia 13 de setembro, às 14h30.

Os estudantes e professores premiados serão conhecidos no dia 1º de dezembro. Aqueles que tiverem os melhores desempenhos receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas.

Outros prêmios serão distribuídos entre os melhores colocados, como kits esportivos para as escolas, tablets para os educadores e participação em um programa de iniciação científica para os alunos. Confira aqui o regulamento.

Estudos

Na região de Andradina, o projeto Clube de Matemática envolveu alunos de 23 escolas em uma preparação para a Olimpíada. O trabalho, realizado desde 2013, já mostrou resultado. A região de Andradina conquistou 11 medalhas e 105 menções honrosas na última edição da olimpíada. Saiba mais.

O objetivo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).