segunda-feira, 12/09/2016
Pais e Alunos

Alunos da rede estadual podem pedir redução de 75% na taxa do vestibular da Unesp

Benefício é válido a estudantes do 3ª ano do Ensino Médio; universidade reserva mais de 3 mil vagas

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) está com inscrições abertas para a isenção da taxa do vestibular 2017. O benefício é válido aos 499,2 mil estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio da rede estadual – regular ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste ano, o valor integral é de R$ 170,00, com desconto passa para R$ 42,50. O cadastro de alunos da rede pública e as inscrições para o público geral seguem até 10 de outubro. A primeira fase está marcada para 13 de novembro. Inscreva-se.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Além da redução na taxa da prova, estudantes da rede também podem participar do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. Assim, das 7.365 vagas distribuídas em 173 cursos de graduação no próximo semestre, 45% (ou 3.341 vagas) são destinados àqueles que fizeram todo o Ensino Médio regular ou EJA em escolas públicas.

Na seleção de 2015, a Unesp foi a “preferida” dos vestibulandos das escolas da Secretaria da Educação com destaque para os cursos de Engenharia, Matemática e Pedagogia. A lista também incluiu instituições fora do eixo Rio-São Paulo como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Plataforma revisa conteúdo da prova

Para reforçar o estudo fora das salas de aula, a Educação mantém no ar – 24 horas por dia – a plataforma Cursinho Pré-Universitário. Criado pela Escola Virtual de Programas Educacionais, o espaço reúne provas das universidades paulistas, entre elas a Unesp. O espaço oferece questões de edições anteriores e simulados. O vestibulando também tem a chance de revisar o conteúdo e receber um diagnóstico de desempenho.